Trilhotopias: São Carlos e as propostas para a mobilidade urbana do futuro

Painéis com propostas para a renovação da mobilidade urbana na cidade de São Carlos (SP). A mostra foi apresentada durante evento sobre o tema, em 10 de agosto de 2018

Trilhotopia: utopias urbanas sobre trilhos

Trilhotopia: utopias urbanas sobre trilhos

créditos: Adilson Marques

Autor: Adilson Marques (UATI/São Carlos)

Assunto: Apresentações

Abrangência: São Carlos (SP) e região

Ano: 2018

A exposição, que nasceu de discussões com alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) foi exibida durante o evento "Mobilidade Urbana: como São Carlos chegara ao futuro" organizado pela Defensoria Pública do Estado de Sao Paulo e pela UATI e realizado no dia 10 de agosto no auditório do Paço Municipal.

São Carlos é uma das cidades paulistas que cresceu graças ao ciclo do café e a chegada do transporte ferroviário. E até os anos 1960, a estação ferroviária era a principal porta de entrada da cidade, para cargas e passageiros. No mesmo período, a cidade contava com uma rede de bondes, que atendia à toda a área urbanizada. Hoje o município tem cerca de 235 mil habitantes e uma frota de 181 mil veículos.

Com duas universidades públicas, indústrias e empresas de tecnologia, a cidade recebe diariamente milhares de trabalhadores e estudantes que vivem nas localidades vizinhas e nos vários condomínios da região, com forte impacto no trânsito local, tanto no meio urbano como na rodovia Washington Luís. Daí, a necessidade de uma revisão na política de mobilidade adotada pela cidade. 

 

Arquivos
Download
Trilhotopias: São Carlos e a mobilidade do futuro
Ideias, sonhos e propostas concretas para a renovação da mobilidade urbana de São Carlos(SP) no caminho da sustentabilidade. Arquivo em PDF

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário