Calçada Cilada 2020 - Resultados

Durante o mês de julho, a campanha nacional Calçada Cilada 2020, organizada pelo instituto Corrida Amiga, mobilizou a população brasileira para participar de uma consulta pública digital em parceria com o aplicativo Colab.

Calçada Cilada 2020 - Resultados

Calçada Cilada 2020 - Resultados

Autor: Corrida Amiga

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Nacional

Ano: 2020

Calçada Cilada é uma ação anual realizada pelo instituto Corrida Amiga e está na sua sétima edição. Por conta da pandemia, este ano foi realizada virtualmente, por meio de consulta pública digital. Nesta edição as análises concentraram-se nas calçadas do entorno de unidades de saúde e de ensino, áreas que deveriam ser priorizadas pelas prefeituras devido à necessidade de distanciamento físico e grande fluxo de pessoas.

 

A campanha contou com o apoio de cidadãos e cidadãs nas regiões sudeste, centro-oeste, sul e nordeste e norte do Brasil, onde foram apontadas 928 instituições de saúde e ensino com problemas de acesso para o pedestre, chamando a atenção para situação precária da mobilidade a pé. Participaram da consulta 1032 pessoas de 149 cidades e 25 estados brasileiros.

 

O Mobilize está entre as organizações que apoiaram esta iniciativa. 

 

Quais são as #ciladas no deslocamento a pé

A consulta pública coletou informações sobre os problemas encontrados no deslocamento a pé, incluindo a passagem por calçadas, ruas e acessos. Com ao menos uma participação em 25 estados do Brasil, os números seguem revelando, infelizmente, a falta de compromisso e o estado crítico das nossas calçadas e da infraestrutura para o pedestre. Os dados da campanha serão encaminhadas ao poder público de cada município e seguiremos acompanhando as respostas - demandando ampliação dos espaços para circulação a pé - especialmente no contexto da pandemia.

 

Resultados - Calçada Cilada 2020

O que mais incomoda o pedestre em seu deslocamento:

80%: calçadas irregulares, com buracos, estreitas e obstruídas

31%: falta de segurança pública (assédios, assaltos)

27%: falta de segurança viária (velocidade de veículos, travessias perigosas)

23%: falta de acessibilidade (rampas, piso tátil, semáforos sonoros)

 

Arquivos
Download
Calçada Cilada 2020 - Resultados
Durante o mês de julho, a campanha nacional Calçada Cilada 2020, organizada pelo instituto Corrida Amiga, mobilizou a população brasileira para participar de uma consulta pública digital em parceria com o aplicativo Colab. Confira os resultados.

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário