Medellín abre avenida para evento contra mudança climática

Sem carros, via central da cidade na Colômbia será transformada em um corredor "low carbon" durante o 1º Foro Mundial Ciudades Bajas en Carbono, de 10 a 12 de outubro

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 05 de outubro de 2016

Fórum em Medellín discute ações de baixo carbono n

Fórum em Medellín discute ações de baixo carbono nas cidades

créditos: Divulgação

 

Nos dias 10, 11 e 12 de outubro acontece em Medellín, na Colômbia, o 1º Foro Mundial de Ciudades Bajas en Carbono (Low Carbon Cities Forum), que reunirá contribuições de pesquisadores e da sociedade em geral no esforço pela mitigação dos efeitos das mudanças climáticas nas cidades. 

 

As atividades do Foro serão concentradas no centro de Meddelín, e terão como eixo a Avenida La Playa. Nessa via, o espaço público será aberto aos pedestres e receberá as diversas intervenções do evento. A ideia é construir coletivamente no local um corredor de Baixo Carbono para uma cidade mais humana e participativa.

 

A iniciativa levará à cidade colombiana mais de 100 conferencistas, de 30 países, e contará com mais de 60 atividades culturais e acadêmicas para todo tipo de público. As atividades são gratuitas, e exigem apenas inscrição prévia.

 

O Foro abordará, entre outros temas: mudanças climáticas, mobilidade urbana, sustentabilidade, urbanismo, habitação, inovações tecnológicas, mobilização social, saúde pública, agricultura e apropriação do espaço público. Confira aqui a programação completa 

 

 

Participantes

Entre os conferencistas confirmados ao Low Carbon Cities Forum está o brasileiro Thiago Hérick de Sá, pesquisador de Saúde Pública da USP e colaborador do Mobilize Brasil. Na terça-feira (11), ele participa com a palestra "Promovendo Cidades Saudáveis".

 

Destacam-se ainda entre os convidados: Projjal Dutta, diretor de sustentabilidade da Autoridade Metropolitana de Transportes de Nova York (MTA); Jennifer Lenhart, diretora do programa do WWF Cidades Sustentáveis (Suécia); Javier Vergara, co-fundador e CEO da Emergent City (Chile); Kirstin Miller, diretora da organização Ecocity Builders; e Mary Louise Higgins, diretora da WWF para a Colômbia e representante regional para o Programa Norte da Amazônia/Chocó-Darién.

 

Locais do evento

As atividades do Foro terão início às 9h e prosseguirão até às 21h. As atividades ocorrerão nos dias 10, 11 e 12 de outubro, em locais como o Teatro Pablo Tobón, a Avenida La Playa, o Museu Casa de la Memoria, a Escuela del Maestro, o Palacio de Bellas Artes e a Universidad Antonio Nariño. Como já dito, o eixo central do evento será a Avenida La Playa, que ficará fechada aos carros durante os três dias de sua realização. 

 

Mudança climática

As mudanças climáticas não são um acontecimento remoto, e seus efeitos estão intimamente relacionados à vida das cidades. Em uma área correspondente a 0,2% do continente residem 54% da população mundial; é nessa fatia do globo que 70% dos gases de efeito estufa são gerados. O Foro na Colômbia se dá na esteira dos acordos assinados recentemente na COP21, que estimularam um grupo de cidadãos a ser parte da solução e gerar esta resposta pró-ativa. 

 

E uma cidade de baixo carbono é aquela onde diferentes setores se unem para consolidar um território de mobilidade sustentável, com energia limpa, edifícios inteligentes, agricultura local, e em que o descarte, redução e reutilização dos resíduos seja feito de modo adquado. Com ações neste sentido, a proposta é alcançar uma redução significativa nas emissões de gases do efeito estufa, em sintonia e diálogo com a sociedade sobre como criar soluções coletivas para o enfrentamento climático global.

 

Leia também:

A mobilidade em Bogotá com a volta de Peñalosa 

Quando a rua é nossa 

Medellín, na Colômbia, inaugura linha de VLT 

Em Bogotá, Transmilênio dá sinais de esgotamento


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário