Um ônibus que detecta pedestres e ciclistas

Fabricante multinacional testa na Suécia tecnologia de câmera que detecta e dá o sinal de alerta quando usuários estão no sistema viário, próximos aos ônibus

Notícias
 

Fonte: JC Online  |  Autor: Roberta Soares  |  Postado em: 11 de outubro de 2016

Tecnologia será testada na Linha 55 em Gotemburgo,

Tecnologia será testada na Linha 55 em Gotemburgo, na Suécia

créditos: Divulgação

 

No trânsito, ninguém é mais indefeso e frágil do que o pedestre. Quem vive o trânsito sabe disso. Depois, vem o ciclista, o segundo mais vulnerável na escala de fragilidade. Pensando nisso, a multinacional Volvo desenvolveu uma tecnologia que detecta estes usuários quando eles estão no sistema viário. A nova funcionalidade foi apresentada na Alemanha, esta semana, e consiste em um sistema de câmera, que ao detectar um pedestre ou um ciclista próximo ao ônibus, emite alerta sonoro para todos os atores envolvidos, inclusive o motorista.

 

A funcionalidade será instalada nos ônibus elétricos da empresa por se tratarem de veículos mais silenciosos, e portanto, com mais riscos de trafegarem desapercebidos. Segundo a Volvo, a tecnologia será testada na Linha 55 em Gotemburgo, na Suécia, ainda este ano. A inclusão definitiva do sistema nos veículos vendidos pela fabricante deve começar em 2017, na Europa.

 

Veja como funciona a nova tecnologia

 

 

Ao Brasil, pelo menos por enquanto, não há qualquer previsão de chegada. A Volvo vem se consolidando na tecnologia híbrida, onde desde 2010 começarem a ser produzidos ônibus elétricos em escala comercial, chegando a dois mil ônibus vendidos em 21 países.

 

Leia também:

Curitiba testa ônibus híbrido elétrico de 2ª geração da América Latina 

Volvo lança spray para ciclistas que brilha com a luz

Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário