Média de atropelamentos no DF cresce 50% de 2015 para 2016

Em 2015, média foi de 8 casos por mês; em 6 meses de 2016, média é de 12. Em dois dias, dois adolescentes foram atropelados no DF; um deles, morreu

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 13 de outubro de 2016

Pintura apagada de faixas desorientam pedestres no

Pintura apagada de faixas desorientam pedestres no DF

créditos: TV Globo/ Reprodução

 

De janeiro a junho de 2016, foram registrados 73 atropelamentos no Distrito Federal, média de 12 casos por mês. O valor médio é 50% superior ao registrado em todo ano de 2015, quando 105 casos foram anotados – média de 8 atropelamentos a cada mês. Em regiões do DF, pessoas reclamam da falta de pintura e de sinalização adequada nas faixas de pedestre.

 

De acordo com a dona de casa Elaine Pereira, a falta de pintura correta nas faixas para a travessia de pedestres faz com que as pessoas passem por locais inadequados. "A gente não tem a sinalização adequada, por isso atravessamos sem ser na faixa e isso se torna um perigo."

 

Já o diretor do Detran, Jayme Amorim, diz que o departamento tem feito campanhas educativas para evitar os acidentes e que engenheiros estão nas ruas das regiões administrativas para avaliar a situação das faixas de pedestres. Segundo ele, o Detran vem procurando fazer um contrato para a lavagem das faixas de pedestres sujas. 

 

Na última segunda-feira (11), um adolescente de 10 anos foi atropelado na principal avenida do Setor Central do Gama, região do DF. O motorista fugiu do local do acidente e testemunhas não conseguiram anotar a placa do veículo. A vítima foi levada em estado grave ao Hospital.

 

Na última terça (12), um atropelamento ocorreu em frente a uma escola do Setor Oeste de São Sebastião, local onde pedestres reclamam da falta das faixas. Um menino de 11 anos morreu depois ter sido atropelado por um caminhão. Ele estava andando de bicicleta, se assustou com uma moto e caiu na frente do veículo.

 

Faixa de pedestre

A faixa de pedestre no DF completa 20 anos em 2017. Desde 1997, quando foi implantada, 100 pessoas morreram em acidentes em faixas – 90 pedestres, 3 passageiros de veículos, 1 motorista, 3 ciclistas e 3 motociclistas. Houve 88 atropelamentos e 11 colisões. No primeiro ano, duas pessoas morreram na travessia. O número mais alto de mortes foi em 2009, quando 11 pessoas foram atingidas por carros.

 

"Fazendo uma comparação entre 2014 e 2013, houve um aumento no número de mortes na faixa", disse o diretor-geral do Detran, Jayme Amorim. "O motivo pode ser a falta de atenção dos condutores, e por isso o Detran tem intensificado as ações educativas. Só este ano, foram 30, e tem mais 16 agendadas para abril, e 2.318 motoristas foram multados por não pararem na faixa."

 

Leia também:

Ativistas lembram morte de ciclista, há 20 anos, em Brasília 

DF insiste em obra rodoviarista.Transporte público segue esquecido 

Pessoas com deficiência enfrentam desafio diário de pegar ônibus no DF 

Em Brasília, crianças 'autuam' motorista infrator 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário