Bruxelas, na Bélgica, vai testar novos mapas para pedestres

Mapas serão instalados em estações de transportes para estimular moradores e turistas a fazer pequenos trajetos a pé

Notícias
 

Fonte: Eltis - The urban mobility observatory  |  Autor: Marcos de Sousa (tradução)  |  Postado em: 04 de novembro de 2016

Mapas para pedestres na Bélgica

Parada de ônibus em Bruxelas: novos mapas para pedestres

créditos: Foto: Inge Paemen

A cidade de Bruxelas, na Bélgica, está lançando um projeto-piloto para testar uma série de mapas desenhados especialmente para os pedestres. Durante duas semanas, neste mês de novembro, várias estações de transportes públicos da cidade exibirão grandes mapas com detalhes em um raio de 800 metros, permitindo que as pessoas se orientem para encontrar seus destinos.

 

"O objetivo é sensibilizar os cidadãos para que os deslocamentos a pé sejam vistos como parte das soluções de mobilidade. Queremos mostrar que às vezes é mais interessante caminhar por distâncias curtas do que tomar o transporte público ou ir de automóvel", explicou Camille Thiry, porta-voz da Bruxelles Mobilité, a administração da região de Bruxelas-Capital responsável por equipamentos, infraestrutura e mobilidade urbana.

 

Os cartazes foram desenhados numa linguagem sintética, de forma que os viajantes possam compreendê-los com facilidade. Incluem informações sobre outras estações de transporte nas imediações, serviços públicos e pontos de interesse turístico.

 

Reportagem da Bruzz TV  sobre os novos mapas: babel de idiomas com alemão, francês e flamengo

 

Camille lembra que a administração não quis fazer um mapa detalhado da área. "Os mapas são feitos caso a caso, dependendo dos pontos de interesse para pedestres nas proximidades. E são inspirados em mapas que já existem em outras regiões da Bélgica e em outros e países", completou a executiva.

 

Outros três municípios da região de Bruxelas-Capital (Anderlecht, Jetter e Evere) também participam do experimento.

 

Leia também: 
Mobilize pergunta: a sinalização de pedestres em sua cidade é boa?
Sinalização para pedestres e ciclistas é excludente em todo o país
Sinalização para pessoas no transporte e para pedestres e ciclistas

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário