Compartilhar o carro, o jeito que ajuda a reduzir tráfego e poluição

Aplicativos de carona e de compartilhamento de carros vêm ficando cada vez mais populares em cidades congestionadas como São Paulo. Saiba porque

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Mobilize/ G1  |  Postado em: 16 de novembro de 2016

Caroline: carona para ir todo dia de SP a São José

Caroline: carona é opção para ir todo dia de SP a São José

créditos: Reprodução/ G1

 

Usar o carro só o tempo que se precisa. Esta é a lógica por trás dos serviços de compartilhamento, cada vez mais adotados nas grandes cidades. O uso racional do carro ajuda a reduzir tráfego e também a poluição, diz a reportagem de hoje (16) do jornal SPTV 1ª edição, da TV Globo.

 

A matéria faz parte de uma série sobre economia colaborativa que mostra o transporte como sendo o serviço com mais pessoas e empresas conectadas em uma imensa rede de troca. Pegar um carro, por exemplo, e usar só pelo tempo necessário pode ser um bom negócio. Na capital paulista, a medida ajuda também a cidade a andar melhor e a poluir menos.

 

A equipe televisiva acompanhou pessoas que passaram a por seus veículos à disposição de outros usuários. Segundo Conrado Ramires, co-fundador do aplicativo PegCar, as ferramentas hoje disponíveis representam "um meio simples, menos burocrático, de compartilhar o veículo, pois o contato é direto de quem aluga e quem deseja usar o carro por um tempo específico".   

 

Já os proprietários vêem, entre as vantagens, a otimização dos custos do veículo - já que manter um carro ficou muito caro - e também por ser um modo a mais de ganhar um dinheiro extra em tempos de crise. 

 

Outro serviço que cresce em adesão é o da carona compartilhada. A bancária Caroline Martinez Cândido, por exemplo, diz que conheceu o programa há uns quatro meses: "Praticamente todo dia tem alguém que busca carona", conta. Além de ter companhia, ela  divide os custos no seu trajeto diário de 100 km para ir, 100 km para voltar, com seis pedágios. Com a carona, Caroline diz economizar cerca de 60% do que gastaria. "Todo mundo ganha nessa história", elogia.

 

Segundo o coordenador do Movimento Cidade Colaborativa, Flávio Azevedo, é difícil até saber o número das viagens compartilhadas realizadas hoje, pois estas crescem o tempo todo. "Além dos serviços de carona e compartilhamento de carro, há ainda os de bicicleta compartilhada e serviços de monitoramento do transporte público. Ou seja, hoje se está compartilhando não apenas o veículo, mas o funcionamento todo do sistema de transporte", analisa.

 

Para ver o vídeo da matéria do SPTV na íntegra, clique aqui.

 

Leia também:

Prefeitura de São Paulo vai lançar sistema público de car-sharing 

Como mudar horários pode se tornar a solução para a mobilidade urbana 

Veículos elétricos dão 'carona' a pedestres dentro de campus nos EUA

Fortaleza registra 1 milhão de viagens com bicicletas compartilhadas 

 

 

 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário