Londres vai investir US$ 1 bilhão (é isso mesmo) no ciclismo

Com investimento recorde, capital britânica segue os passos de Amsterdã e Copenhague, exemplos mundiais em mobilidade sobre duas rodas

Notícias
 

Fonte: Exame  |  Autor: Vanessa Barbosa  |  Postado em: 09 de dezembro de 2016

Londres quer deslocamentos mais saudáveis e ativos

Londres quer deslocamentos mais saudáveis e ativos na cidade

créditos: Reprodução

 

O recém-eleito prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou um investimento recorde em infraestrutura cicloviária para a capital britânica — cerca de 1 bilhão de dólares ao longo dos próximos cinco anos.

 

Com a investida sem precedentes, Londres segue os passos de cidades como Amsterdã e Copenhague, exemplos mundiais em mobilidade sobre duas rodas.

 

O investimento representará 5,5 por cento do orçamento do Transporte para Londres (TfL), órgão responsável pelos transportes públicos na cidade. Isso é mais que o dobro do investido no último mandato do ex-prefeito de Londres e entusiasta do ciclismo Boris Johnson.

 

Dividindo a conta entre a população, o investimento significa aproximadamente 22 dólares por pessoa ao ano, que é comparável ao que está sendo gasto na Dinamarca e na Holanda.

 

De acordo com comunicado da prefeitura, a cidade espera atingir 1,5 milhão de viagens de bicicleta por dia até 2026. Para chegar lá, o plano prevê a criação de mais ciclovias, conexões com outros modais (como metrô e ônibus) e a construção de duas novas “autoestradas para bicicletas”.

 

“Eu disse no meu manifesto que eu seria o prefeito mais pró-ciclismo que Londres já teve”, disse Sadiq Khan. Segundo ele, o investimento recorde irá beneficiar a saúde das pessoas,  melhorar a qualidade do ar e incentivar deslocamentos mais saudáveis e ativos na cidade.

 

Leia também:

A estratégia de Amsterdã para se adequar ao aumento das bicicletas 

Copenhague: seis metas de mobilidade urbana para 2025 

Distrito de Londres troca carros por bikes e calçadas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário