Bonn, na Alemanha, quer ser a capital das bikes

Com 300 mil habitantes, a cidade da Renânia do Norte-Vestfália já conta com 3 mil km de vias cicláveis. E vai aumentar em 25% até 2020

Notícias
 

Fonte: DW / Futurando  |  Autor: Deutsch Welle / Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de janeiro de 2017

Bicicletas às margens do rio Reno

Bicicletas às margens do rio Reno

créditos: Foto: The Urban Observer


A cidade de Bonn, na Alemanha, tem um plano ambicioso para chegar a 2020 como "capital das bicicletas". Em 2012 a prefeitura da cidade e dos municípios vizinhos iniciaram um programa que envolve infraestrutura, gestão urbana e educação para estimular as pessoas a usarem mais a bicicleta em seus cotidianos. 

 

Até o momento (2017) a região de Bonn já conta com mais de 3.000 km de vias adequadas ao ciclista, entre rotas de bicicletas, ciclofaixas, ciclovias e calçadas compartilhadas, cifra muito significativa para uma cidade com apenas 300 mil habitantes. Mas os planos prevêem a expansão dessa rede em mais 25%, ou mais 750 km de vias cicláveis. 

 

Para estímulo à população, um "barometer" (contador de bikes semelhante aos existentes em São Paulo) foi instalado na Ponte Kennedy, uma das principais da cidade. É a medida mais recente. Mas uma série de outras mudanças os moradores têm percebido há algum tempo. 

 

Veja a matéria - em português - produzida pela tevê Deutsch Welle no programa Futurando


 

Leia também:
A cidade sem carro onde a bicicleta deu 100% certo 
Bicicleta, o modo que promove desenvolvimento sustentável 
Holanda, muito além da bicicleta 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário