"Cometas" respeitam pedestres e ciclistas

Cordialidade de motoristas de ônibus rodoviários no trânsito comprova que a educação pode fazer a diferença na humanização das cidades. Editorial # 223 do Mobilize

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 05 de junho de 2017

créditos: Reprodução

 

Em meio a um mar de notícias ruins, destacamos uma curiosidade positiva. Há algum tempo, aqui em São Paulo,  notamos que alguns condutores de ônibus rodoviários param respeitosamente nas faixas e ciclovias para permitir a travessia de pedestres e ciclistas. No início, creditamos o estranho fenômeno a um acaso, ou a um chofer mais tranquilo e feliz. Mais tarde, como a cena se repetia todos os dias, passamos a considerar que se tratava da política de uma ou outra empresa. E bingo, descobrimos que alguns grupos de transportes mantêm um programa permanente de treinamento de seus motoristas, para estimular a cordialidade no trânsito. Como se vê, educação é um grande motor para transformar as pessoas, a sociedade. 

 

A lição caberia bem para empresas que operam ônibus urbanos, caminhões e mesmo aquelas infernais motocicletas que andam na contramão, passam sinais vermelhos ou sobem na calçada para entregar uma pizza. E até para alguns ciclistas mais doidões. Com as altíssimas taxas de acidentes que o Brasil insiste em manter, seria conveniente que todos os meses fossem "maios amarelos", numa campanha intensiva de educação nas ruas, escolas, empresas, igrejas, quarteis e até nos gabinetes de prefeitos, vereadores, deputados e senadores, já que alguns deles ainda defendem velocidades altas em vias urbanas.

 

A propósito, causou rebuliço nas redes sociais o anúncio de que o gesto do pedestre  - aquele da mãozinha  - possa se tornar obrigatório nacionalmente. Como lembra a blogueira Meli Malatesta, do Pé de Igualdade, trata-se de uma redundância desnecessária sobre a faixa de pedestres, que por si já indica um local de parada obrigatória, caso existam pessoas aguardando a travessia. Simples assim, como faz o ônibus da Cometa. 

 

Retomando as boas notícias, algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro estão trabalhando em um projeto para criar a primeira ciclovia turística da região, a CicloAtlântica, entre os municípios de Barra Mansa, Rio Claro e Angra dos Reis, com um total de 108 km. É pouco, se comparado aos planos da EuroVelo, uma rede planejada de ciclovias turísticas que vai chegar a 70 mil quilômetros. Mas estamos apenas começando. 

 

Por fim, um toque: Começa hoje e segue até 11 de junho o Congresso Bicicleta na Cidade (Conabici), evento inteiramente gratuito e 100% realizado na internet. O diretor e fundador do Mobilize, Ricky Ribeiro, fará uma palestra sobre sua experiência com a bike no dia 8, quinta-feira, às 15 horas. Para inscrever-se e assistir, acesse o site conabici.com.br. Não perca! 

 

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize

 

Leia também:
Gesto da mãozinha, o retorno :-( – Pé de Igualdade
Pedestres não são prioridade, mostram mortes no trânsito
Outra cidade é possível. Esta a aposta dos urbanistas




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário