Aprovado há seis meses, PlanBici de BH não avançou, dizem ciclistas

Prefeitura prometeu iniciar ações em 2017, mas nem decreto que institui o Plano saiu, afirma a organização BH em Ciclo. Em nota, BHTrans diz que busca recursos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ BH em Ciclo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de janeiro de 2018

PlanBici é apresentado em julho ao prefeito Alexan

PlanBici é apresentado em julho ao prefeito Alexandre Kalil

créditos: BH em Ciclo

Na semana passada, completaram seis meses da apresentação do Plano de Mobilidade Urbana por Bicicletas (PlanBici) ao prefeito Alexandre Kalil que na ocasião, não só aprovou o Plano, mas se comprometeu a executá-lo. Da reunião no dia 19 de julho participaram, além dos cicloativistas e de pessoas envolvidas na criação do documento, a BHTrans e outros representantes da prefeitura. 

O PlanBici, dizem os dirigentes da BH em Ciclo (Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte), já previa ações para 2017, mas após a sua aprovação "não teve nenhum avanço concreto". 

Vale lembrar que o objetivo geral do Plano é fazer com que 2% do total de viagens em Belo Horizonte sejam feitas por bicicletas, até 2020 (hoje são 0,4%). 

Por meio de nota da assessoria de imprensa (veja o texto na íntegra ao final da matéria), a BHTrans negou estar parada e declarou que "trabalha na captação de recursos para implementar o PlanBici". O órgão reconhece que faltam recursos para as obras de infraestrutura, mas diz que vem priorizando ações que não dependem de aportes financeiro. Contudo, a SPTrans não informa objetivamente quais seriam estas ações.

Segundo a BH em Ciclo, nem mesmo as ações mais simples, como instalar nove estações de reparo autônomo, doadas à BHTrans e prontas para serem instaladas, foram executadas. Também não foi publicado ainda o decreto para instituir o plano, solicitação feita pela entidade à BHTrans.

Leia a nota da BHTrans, enviada nesta quarta-feira (24) por e-mail à equipe do Mobilize Brasil:

"A BHTrans esclarece que todo o trabalho que envolve o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte – PlanMob- BH, o Programa Pedala BH e o Plano de Ações de Mobilidade por Bicicletas – PlanBici - vêm continuamente sendo construídos e discutidos com a sociedade civil.

Especificamente em relação ao plano de ações voltado para o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte na capital mineira existe um fórum de discussão, o Grupo de Trabalho Pedala BH (GT Pedala BH), do qual faz parte a Associação BH em Ciclo, desde 2012, e cuja pauta de debate é elaborada coletivamente. Essa instância de discussão e construção coletiva se reúne pelo menos uma vez ao mês. 

Dos encontros do GT Pedala BH foram definidas reuniões estratégicas de monitoramento das ações voltadas para a bicicleta, a cada três meses.

Nesse processo, estão sendo priorizadas as ações que não envolvem aplicação de recursos financeiros para sua implementação. Simultaneamente, a Administração Municipal está trabalhando na captação de recursos externos para a implementação do PlanBici como um todo e, principalmente, em relação às ações voltadas para a ampliação da rede cicloviária, alimentadora do Sistema de Transporte Público e Coletivo da cidade.

Na última reunião do GT Pedala BH, ocorrida em 17/01/18, as informações foram atualizadas e compartilhadas com os presentes, incluindo às relativas ao decreto e às estações de reparo.

O decreto encontra-se em análise na Assessoria Jurídica da BHTrans para os trâmites jurídicos e as instalações das estações de reparo de bicicletas – doadas pelo banco Itaú a Associação BH em Ciclo – aguardam a indicação da exata locação em campo para que a BHTrans possa efetivar as implantações, conforme acordado entre as partes interessadas." (Assessoria de comunicação e Marketing da BHTrans) 

Confira aqui a versão completa do PlanBici. 

Leia também:
Aprovado o plano de mobilidade por bicicleta de BH
Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte - PlanMob-BH
A cada 13 segundos, um ciclista passa pedalando em Belo Horizonte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário