Idec lança campanha para ajudar população na licitação de ônibus de SP

"Ônibus na Linha" explica como as mudanças no transporte público afetarão a rotina na capital paulista e como cada cidadão pode participar deste processo

Notícias
 

Fonte: Idec  |  Autor: Mobilize/ Idec  |  Postado em: 06 de fevereiro de 2018

Consulta pública para licitação de ônibus vai até

Consulta pública para licitação de ônibus vai até 5 de março

créditos: Cecilia Bastos/ Imagens USP

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou nesta segunda-feira (5) uma campanha para ajudar a população da cidade de São Paulo e Região Metropolitana a entender os principais pontos em discussão no processo de licitação dos ônibus da capital. Além de informativo, o material on-line convoca a população a sugerir melhorias que serão fundamentais para o cotidiano da cidade nos próximos quinze anos.

Na página da campanha “Ônibus na Linha”, há uma introdução para explicar a importância do processo de licitação e como ela afeta a vida de cada cidadão. O material reúne, em linguagem simples e direta, os principais pontos levantados pelo Idec e suas sugestões de melhorias, visando um processo mais democrático e com mais benefícios para os usuários do transporte público na cidade.

“A consulta pública está sendo feita sem que a população seja estimulada a participar. É um material muito extenso e disponibilizado de forma técnica. O que queremos é chamar a sociedade para o debate e mostrar o que está sendo discutido. O que está em jogo nesta licitação vai mudar a vida do cidadão que mora ou frequenta a capital paulista”, afirma o pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec, Rafael Calabria.

Como participar
Para estimular a participação popular, o site da campanha oferece duas formas de contribuição: apoiar as sugestões que o Idec enviou para as autoridades responsáveis pelo processo de licitação; ou preencher e enviar um formulário para a prefeitura com as propostas do instituto e qualquer outra alteração sugerida pelo cidadão.

Entre os principais pontos destacados pelo Idec, há 7 grandes temas presentes nos editais: competitividade, remuneração, controle e fiscalização, nova rede de ônibus, canais de reclamação e devolução da passagem, forma de contratação e informação aos usuários.

A consulta pública sobre a licitação do sistema de ônibus de São Paulo receberá sugestões até o dia 5 de março. 

Para mais informações, clique aqui e consulte a página da campanha.

Leia também:
Boletim Mobilize no Rádio discute a licitação dos ônibus em SP
Participe da consulta pública sobre os ônibus de São Paulo
Organizações de SP pedem definição sobre transição da frota para ônibus limpos

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário