Bicicletar Corporativo tem início em prédios da Prefeitura de Fortaleza

Com modelo diferente do formato convencional, projeto de bikes compartilhadas para empresas começou a operar ontem (6) em seis órgãos públicos, para atender a servidores

Notícias
 

Fonte: O Povo  |  Autor: O Povo  |  Postado em: 07 de março de 2018

Pedalada inaugural no Paço, com servidores municip

Pedalada inaugural ontem no Paço, com servidores municipais

créditos: Marcos Moura/ PMF

Quase quatro anos depois que o sistema de bicicletas compartilhadas foi instituído em Fortaleza, a Prefeitura, agora, instiga o setor privado a fortalecer a política de mobilidade urbana sustentável. O primeiro movimento para criação do que o Executivo Municipal chama de Política de Mobilidade Corporativa foi dado nesta terça-feira (6). Com modelo operacional diferente do Bicicletar convencional, a versão corporativa, destinada a empresas, começou a funcionar experimentalmente em seis prédios do serviço municipal, para funcionários de secretarias e autarquias. 

 

No modelo que serve aos funcionários públicos municipais, as bicicletas são brancas, georreferenciadas e têm travamento eletrônico. Para retirá-las da estação, não precisa de internet. Basta se cadastrar, ter o aplicativo instalado no celular, informar a estação e fazer a leitura digital do código de barras exposto no guidão e na traseira da bicicleta. 

 

Segundo o secretário-executivo da Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, nos seis primeiros meses do Bicicletar Corporativo, usuários serão avaliados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para compreensão dos impactos diretos do uso da bicicleta nos percursos diários. “Vamos ver como impacta em termos de estresse, pressão arterial, obesidade, resistência física”. 

 

Financiada pelo projeto Cidades Sustentáveis, apoiado pela iniciativa Bloomberg de segurança viária de Fortaleza e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o projeto pretende subsidiar cientificamente a Prefeitura para estreitar o diálogo com empresários. “Não podemos impor às empresas, queremos induzir. Funcionário saudável é mais eficiente”, reforçou Sabóia.  

 

Ele explicou que somente após o período de testes será possível pensar em formas de incentivo. Uma pode ser premiação, como o “selo ‘Amigo do Ciclista’, que incentiva facilidades para modos de transporte mais sustentáveis”, explicou a consultora de desenho urbano da Bloomberg, Beatriz Rodrigues. De acordo com ela, “a mobilidade corporativa vai além da bicicleta”. Portanto, além de pensar em sistemas próprios de bicicletas compartilhadas, vestiários e paraciclos, as empresas podem aproveitar para debater horários alternativos de trabalho e outros transportes corporativos. 

 

Já o Bicicletar convencional terá renovação da frota. De acordo com Eduardo Lima, diretor de transportes sustentáveis da Serttel, empresa que opera o sistema, serão trocadas de 100 a 200 bicicletas por mês a partir deste março. “Estamos tirando as antigas e colocando um modelo novo”. 

 

As estações inauguradas ontem do Bicicletar Corporativo são as seguintes: Paço Municipal, Secretaria da Conservação e Serviços Públicos, Autarquia Municipal de Trânsito, Regional I, Secretaria do Turismo, IJF (a implantar em 20 dias). 

 

Como utilizar

Só podem se cadastrar funcionários da Prefeitura de Fortaleza, pelo site do Bicicletar Corporativo. A bicicleta deve ser retirada e entregue nas estações, com 20 horas de uso. A cada 60 minutos de uso excedente a penalidade é de 24 horas de cadastro bloqueado. Caso seja retirada após as 17 horas de uma sexta-feira ou véspera de feriado, a bicicleta pode ser devolvida até as 9 horas do dia útil seguinte. 

Central de atendimento: (85) 4003 9594 ou pelo WhatsApp (11) 9 5087 8448.

 

Leia também:
Prefeitura de Fortaleza lança o Bicicletar Corporativo
Fortaleza registra 1 milhão de viagens com bicicletas compartilhadas
Mini Bicicletar, em Fortaleza, será inaugurado no próximo domingo (2)
O que Fortaleza está aprendendo com Nova York, Paris e Bogotá




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário