Seminário debaterá soluções de mobilidade urbana para as metrópoles

A Comissão de Desenvolvimento Urbano promove nesta quarta-feira (7) o Seminário Nacional de Mobilidade Urbana

Notícias
 

 |  Autor: Agência Câmara de Notícias  |  Postado em: 06 de dezembro de 2011

Trânsito carregado em São Paulo

Trânsito carregado em São Paulo

créditos: Keila Baraçal - Catraca Livre

Sugerido pelo deputado João Paulo Lima (PT-PE), o evento discutirá soluções para a questão da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras, para que sejam buscadas soluções que viabilizem políticas voltadas para a melhoria da condição de vida das populações.

 

João Paulo Lima lembra que a falta de mobilidade é um dos mais graves problemas decorrentes do crescimento desordenado das cidades. “Isso ocorre pela precariedade dos serviços de transportes urbanos coletivos, pela infraestrutura de mobilidade urbana de péssima qualidade ou, sobretudo, pela inexistência de um planejamento eficiente voltado para as demandas da população”, explica.

 

Foram convidados para o seminário, os prefeitos de Natal, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Goiânia e Curitiba. Além do ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner e de representantes dos seguintes órgãos:

 

- Ministério das Cidades;

- Ministério dos Transportes;

- Crea nacional;

- Agencia Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT);

- Confederação Nacional dos Transportes (CNT);

- Divisão da América Latina da União Internacional de Transporte Público (UITP); e

- Denatran.

 

O evento será realizado das 9 às 13 horas, em local a ser definido. No primeiro painel do dia, às 10 horas, o professor Leonardo Meira, da UFPE, falará sobre a nova lei da mobilidade urbana.

 

Dados


Pesquisa realizada pelo Ibope, patrocinada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que 61% dos brasileiros utilizam transporte coletivo, sendo que destes, 42% o fazem como principal meio de transporte da casa para o trabalho ou escola. O mesmo levantamento revelou que o ônibus é o transporte preferido de apenas 34% da população urbana, sendo que 68% das pessoas que foram ouvidas usam mais de um tipo de transporte para se deslocarem de casa para o trabalho.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário