Bicicleta é prioridade no plano de mobilidade de Cabo Frio (RJ)

Proposta foi lançada em junho de 2017. Agora, trabalhos entram na fase final, com apoio de uma pesquisa Origem-Destino

Notícias
 

Fonte: Clique Diário  |  Autor: Thaiany Pieroni  |  Postado em: 25 de abril de 2018

Reunião realizada na segunda-feira (23) com a popu

Reunião realizada na segunda-feira (23) com a população

créditos: Clique Diário

 

Nesta quarta-feira (25, a Prefeitura e a população de Cabo Frio (RJ) iniciaram os debates finais sobre o Plano Participativo de Mobilidade Urbana da cidade, que vem sendo construído desde junho de 2017. Na reunião de hoje os ciclistas serão ouvidos para debater a importância do veículo para a circulação das pessoas na cidade.

 

O coordenador do Departamento de Engenharia de Trânsito e Transportes (Engettrans) da Secretaria de Mobilidade Urbana, Leandro Knopp, levanta soluções para resolver problemas. “Entender as dificuldades ao usar o veículo e quais as possíveis soluções para transitar na cidade nos aponta um caminho para melhorias. Vamos discutir com todos os interessados, principalmente os que utilizam a bicicleta e entendem sobre o tema”.

 

"A bicicleta, junto com o transporte público, é a principal solução para melhoria do trânsito. Cabo Frio é uma cidade perfeita para usarmos a bicicleta. Queremos ter um melhor uso desse transporte para facilitarmos o trânsito na cidade. Queremos investir muito nesse tipo de transporte sustentável não só para beneficiar a população, mas dar visibilidade para Cabo Frio”, declarou o secretário.

 

A secretaria vem realizando uma série de encontros com a população para formular o Plano Participativo. As primeiras reuniões foram segmentadas por bairros, e agora elas acontecem por temas. Já participaram representantes dos taxistas, da acessibilidade e do turismo. 

 

Pesquisa Origem-Destino
Além dos encontros presenciais, a Secretaria de Mobilidade Urbana também vem realizando uma pesquisa online de origem e destino, desenvolvida pelo Departamento de Engenharia de Tráfego e Transportes. O objetivo é conhecer os hábitos da população cabo-friense para a elaboração do Plano Participativo de Mobilidade Urbana. Para obter um resultado eficiente é necessária a participação de todos os moradores.

 

Para participar é necessário responder as perguntas do questionário disponível no endereço eletrônico https://goo.gl/KVnr2w informando e-mail, nome e sobrenome, idade, gênero, renda familiar, escolaridade, além do tipo de residência e bairro onde mora, estuda, faz compras e utiliza para lazer. Também é preciso informar as necessidades de mobilidade e acessibilidade e sugerir como é a cidade esperada para os próximos anos.

 

O calendário de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio ainda prevê outras pesquisas complementares e eventos técnicos (com especialistas). Após a consolidação do Plano em forma de Projeto de Lei (PL), ele será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação. 

 

Leia também:

Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade ...

Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte

Plano de mobilidade do Recife

Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande (PB)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário