Em SP, prefeitura vai manter subsídios ao transporte público

Projeto para concessão de terminais de ônibus que financiaria parte do subsídio não saiu do papel. Aporte da prefeitura deve ficar em 3 bilhões de reais

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Repórter do Futuro  |  Autor: Natália Novais*  |  Postado em: 06 de junho de 2018

Parada de ônibus em São Paulo

Parada de ônibus na região oeste de São Paulo

créditos: Fábio Arantes | Metro Jornal


O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou que os subsídios repassados às empresas que operam as linhas de ônibus da cidade devem se manter em 3 bilhões de reais, mesmo valor de 2017. O pronunciamento foi feito na semana passada, durante o evento Summit Mobilidade Latam 2018, realizado através da parceria do jornal O Estado de S. Paulo com a operadora do aplicativo 99. 

 

O secretário municipal da Fazenda, Caio Megale, explicou que a prefeitura esperava obter R$ 900 milhões com as concessões de terminais urbanos à iniciativa privada, mas esse processo não avançou na gestão municipal. 

 

Em janeiro deste ano, foi aprovada pela Câmara Municipal o Decreto 58.066/2018, que regulamenta a concessão de 24 terminais de ônibus municipais à iniciativa privada. Atualmente os terminais Capelinha e Campo Limpo, na Zona Sul, e Princesa Isabel, no Centro, já estão sob os cuidados de concessionárias particulares e o modelo de gestão desses terminais deve servir de protótipo para os outros que ainda estão em fase de edital. De acordo com o decreto aprovado, as empresas que ganharem a licitação, devem se responsabilizar não só com pela administração e manutenção do prédio, como também promover melhorias urbanas num raio de 600 metros do local.

 

A discussão sobre a privatização desses terminais já vinha acontecendo desde a gestão de Fernando Haddad, mas foi somente em 2017 que o projeto entrou em pauta. Segundo dados da prefeitura, os terminais custam 150 milhões de reais por ano aos cofres públicos apenas para mantê-los funcionando. Com a concessão, esperava-se reduzir essas despesas em mais de 14%. No entanto, o pacote de privatizações tem enfrentado resistências, tanto jurídicas como políticas.

 

"Potencial imobiliário"
O economista e engenheiro Frederico Bussinger, secretário municipal de Transportes entre os anos de 2005 e 2008, comentou que é possível gerar um enorme potencial imobiliário em torno desses terminais, sendo possível baratear o serviço para o usuário final do transporte. A declaração do ex-secretário foi feita durante conferência do projeto “Repórter do Futuro” sobre o tema mobilidade urbana. Bussinger avalia que com as concessões “o sistema pode gerar receita e consegue se sustentar. É bancado pela iniciativa privada e não pelo passageiro e nem pela Prefeitura”.

 

Outro ponto abordado pelo ex-secretário é a possibilidade de serviços que podem ser oferecidos à população dentro desses terminais urbanos. “São Paulo tem mais de um milhão de metros quadrados de lajes sem uso. A concentração de serviços nesses locais seria uma boa forma de reduzir o deslocamento do passageiro-quilômetro” afirma Bussinger.

 

A Prefeitura anunciou recentemente que as privatizações de equipamentos públicos na cidade de São Paulo continuam a ser meta da gestão atual e que a desestatização dos terminais deve sair do papel até 2020. 

*Especial para o Mobilize Brasil | Texto produzido por Natália Novais, do projeto Repórter do Futuro | Edição: Marcos de Sousa

 

Leia também:
Subsídio no transporte vai de 45% a 70% na Europa
Tarifa pesa mais no bolso do brasileiro
Em defesa da tarifa zero
Relatório avalia contratos do transporte público do DF


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário