Impacto do turismo faz Amsterdã adotar medidas em prol da mobilidade

Na capital holandesa, municipalidade discute propostas que ajudem a lidar com a multidão de turistas na cidade, e preservem a segurança e mobilidade nas áreas centrais

Notícias
 

Fonte: Eltis / Mobilize (tradução)  |  Autor: Ralf Tinga/ Eltis  |  Postado em: 12 de junho de 2018

Pela mobilidade, Amsterdã já proibiu ônibus no cen

Pela mobilidade, Amsterdã já proibiu ônibus no centro

créditos: Reprodução

 

Preocupada com os impactos do turismo de massa, que não para de crescer, a capital holandesa Amsterdã definiu uma série de medidas que deverão ser postas em prática em breve pela gestão municipal. Muitas das medidas dizem respeito a restrições que visam a melhorar a mobilidade no centro histórico da cidade.

 

Segundo a agência de estatísticas holandesa CBS, os hotéis de Amsterdã atraíram 7,3 milhões de turistas em 2016. Para lidar com um tal volume de visitantes, a próxima reunião do conselho executivo da cidade vai discutir regras que permitam aliviar e tornar o tráfego no centro mais seguro.

 

Para começar, será discutida a proibição de carros de turismo dentro do anel viário da cidade. Em dezembro, o município já havia proibido a circulação de ônibus de turismo no centro. No caso, os operadores turísticos deverão deixar seus passageiros em Sloterdijk, um trevo de ônibus e trem fora da região central.

 

O município também pretende restringir os fluxos turísticos de barcos. Pela proposta, os barcos de turismo não poderiam pegar ou deixar passageiros no centro, nem os barcos de hotel seriam autorizados a atracar nessa área da cidade. Os planos também incluem o fechamento de um terminal de cruzeiros.

 

Para melhorar a segurança nas ruas, diversos "veículos divertidos" - como os segways (veículo de auto-equilíbrio em duas rodas), táxis aquáticos, bicicletas de cerveja, carruagens e Hot Tugs (banheiras de hidromassagem flutuantes) - também seriam proibidos. E ainda: os guias turísticos não teriam permissão para orientar grupos maiores do que 20 pessoas.

 

A reação da sociedade às propostas foi boa, segundo apurou uma emissora holandesa. Mas, se de um lado os habitantes se mostraram receptivos às medidas, um operador turístico local argumentou que, de um modo ou de outro, os turistas acabarão chegando ao centro da cidade.

 

Leia também:
Cidade na Holanda não tem carros nem estrada
Por que Amsterdã é tão boa para bicicletas? Cinco razões explicam
Bicicletas Vs. scooters, a polêmica nas ciclovias da Holanda
Rush de bicicletas em Vredenburg, Utrecht, Holanda


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário