Dia Sem Pressa (e sem carro), amanhã em São Paulo

Cidade recebe pela primeira vez no país o festival de cultura slow (Slow Day). Participe e faça deste Dia Mundial Sem Carro também um momento de pausa e convivência

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de setembro de 2018

Um dia para desacelerar, com muitas atrações

Um dia para desacelerar, com muitas atrações

créditos: Divulgação

Neste sábado (22), coincidindo com o Dia Mundial Sem Carro, acontece na capital paulista o Dia Sem Pressa (Slow Day), uma iniciativa do movimento Desacelera SP e da Unibes Cultural. Como o nome diz, é um dia para refletir sobre o slow living (viver sem pressa), mas também para viver um momento de pausa na megalópole. Será o primeiro festival da cultura slow no Brasil. 

"Viver sem pressa não é necessariamente viver devagar, mas questionar a velocidade como norma e a pressa como regra. É parar para pensar quando faz sentido correr e quando corremos, porque isso é o que todo mundo faz", explica a jornalista Michelle Prazeres, idealizadora e curadora do evento.

Segundo Michelle, "ser slow" é sentir o que se está fazendo com presença e atenção plena. É valorizar as relações e a convivência. É conectar-se.

O Dia Sem Pressa, explicam os organizadores do evento, está estruturado em oito estações: comer, fazer, pensar, brincar, viver, conviver, trocar e oferecer. Além do convite inicial para desacelerar, cada espaço que compõe o evento representa um convite para ir mais devagar na vida. As estações funcionarão com curadoria de parceiros conectados com o conceito de slow.

Entre as atrações, haverá vivência de yoga, meditação, mindful, mindful eating, dança circular, rodas de diálogo, workshops e palestras, brincadeiras para adultos e crianças. O encerramento será com um show intimista do músico Chico Salem. Haverá também uma estação dedicada à alimentação saudável, orgânica e natural e uma feira para exposição e venda de produtos conectados ao conceito do encontro. 

Movimento slow
O Dia Sem Pressa envolve uma rede de pessoas, organizações, coletivos e projetos conectados com a "causa slow". Inspirado no precursor Slow Food, este é um movimento que milhares de pessoas vem fazendo ao redor do mundo e que vem crescendo no Brasil.

Desbravadores de Sampa fazem caminhada de 4 km até o evento. Imagem: Divulgação

Entre as atrações ao ar livre, destaque para a Caminhada Desbravadora. Os participantes serão conduzidos pelo grupo Desbravadores de Sampa de um ponto da região central, com barulho e grande movimento, a uma região mais tranquila, no Pacaembu, onde se pode ouvir o som do canto dos pássaros. 

A saída será às 14h, na Estação Santa Cecília do Metrô (linha Vermelha) com chegada na Unibes (Estação Sumaré da linha Verde do Metrô) às 17h. O trajeto é de 4 km. 

Clique aqui para ver a programação completa do Dia Sem Pressa (Slow Day).

Serviço
1º Dia Sem Pressa (Slow Day), em SP
Quando: 22 de setembro, das 10h às 18h
Onde: Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo, SP (ao lado da estação Sumaré do metrô)
Evento gratuito

Leia também:
Sábado (22) é o Dia sem Carro. Aproveite, caminhe, pedale!
Ciclovia Musical percorre ruas da zona leste de SP neste sábado (22)
Paulistano leva praticamente duas horas para se deslocar na cidade
Crianças ganham cartilha sobre mobilidade a pé


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário