Paris limita carros, amplia ciclovias e abre ruas para pedestres

O plano da capital francesa para o fim da quarentena, que começa a partir da semana que vem, foi anunciado hoje (5) pela prefeita Anne Hidalgo

Notícias
 

Fonte: Diário de Notícias  |  Autor: Diário de Notícias/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 05 de maio de 2020

Capital da França terá mais 50 km de ciclovias

Capital da França terá mais 50 km de ciclovias

créditos: Weelz

A prefeitura de Paris anunciou nesta terça-feira (5) o plano da capital francesa para o momento de fim da quarentena contra o novo coronavírus, que deverá ser gradual e começa já na próxima segunda-feira, dia 11. 

 

Para evitar que os parisienses lotem os transportes públicos, onde os riscos de contaminação são mais altos, a administração prometeu criar 50 km de ciclovias a mais na cidade, por ora em caráter provisório. 

 

Além disso, algumas vias mais movimentadas de Paris ficarão reservadas apenas para uso de ciclistas e pedestres, o que deve ocorrer logo que iniciar o relaxar do confinamento. 

 

"No total, 50 km de faixas normalmente usadas por carros serão reservadas para bicicletas", disse hoje a prefeita da cidade, Anne Hidalgo, ao jornal Le Parisien. O objetivo, segundo ela, é reduzir a poluição, e também privilegiar os meios sustentáveis de transporte individual, ou seja, por bicicleta e a pé.

 

Hidalgo também disse que outras 30 ruas deverão ser reservadas para pedestres, "principalmente próximo a escolas, para evitar que se formem grupos de pessoas nesses locais".

 

Algumas vias da capital francesa, como a Rue de Rivoli, que corta a capital de leste a oeste, já foram reservadas para bicicletas, conforme decisão divulgada pela prefeitura na semana passada. Também é o caso do Boulevard Saint-Michel, na margem esquerda do bairro de Saint-Germain, e do túnel do Arco do Triunfo, uma das áreas mais agitadas da cidade.

 

Próximo às zonas vetadas ao trânsito, orientou a Prefeitura, os motoristas poderão estacionar seus veículos e, a partir daí, seguir a pé ou de bicicleta para as áreas centrais da capital.

 

Nos subúrbios também

Muitos subúrbios de Paris também anunciaram planos para novas ciclovias, na expectativa de reduzir a pressão de usuários nos trens e ônibus, bem como no metrô de Paris, onde muitos assentos serão dispostos distantes uns dos outros para manter o afastamento das pessoas.

 

Especialistas em saúde alertam que o distanciamento social necessário para evitar uma nova onda de casos de covid-19 será difícil de fazer nas grandes cidades, especialmente para as pessoas que dependem do transporte público para trabalhar. 

 

Além disso, preocupa as autoridades o retorno dos cerca de 25% da população que durante a quarentena se refugiaram em casas de campo e outros locais assim que a ordem de confinamento foi dada em 17 de março.

 

Há tempos que a prefeita Anne Hidalgo defende uma diminuição no uso do carro na cidade, e vem adotando medidas como o fechamento de ruas, a redução de faixas de trânsito e de limites de velocidade nas vias. E agora, ao anunciar o plano pós-quarentena, ela deixou claro que parte dessas ruas fechadas aos carros poderão permanecer assim, mesmo passada a crise.

 

"Sei que a maioria dos parisienses não quer um regresso de carros e da poluição", afirmou.

 

Incentivo

O governo francês divulgou um pacote de 20 milhões de euros para estimular o ciclismo após o confinamento, incluindo um subsídio de 50 euros para reparos ou ajustes de bicicletas.

 

"Quando o bloqueio terminar, precisamos de bicicletas para ocupar o seu lugar como soluções de transporte", declarou nesta segunda-feira a ministra do Ambiente Elisabeth Borne.

 

Leia também:
Paris pretende subsidiar compra de bicicletas elétricas
Covid-19: Mapas mostram cidades abertas a pedestres e ciclistas
Metrô de Madri levará apenas 30% dos passageiros após a quarentena
Rodízio contra Covid 19: carro uma vez por semana
Mobilidade e pandemia: o que esperar para o futuro na vida das cidades


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário