Paraíba recebe equipe para estudar a implantação do VLT em Campina Grande na última quarta-feira (27)

A equipe técnica iniciou os estudos para a implantação do novo sistema de transporte, tendo a frente o professor Nilson Nunes da Universidade Federal de Minas Gerais

Notícias
 

 |  Autor: iParaíba  |  Postado em: 28 de dezembro de 2011

Equipe técnica que estudou a implantação do VLT

Equipe técnica que estudou a implantação do VLT

créditos: Codecom

De acordo com o professor Nunes, a implantação desse sistema tem o intuito de trazer mais fluidez ao trânsito campinense, beneficiando as comunidades mais distantes, que sofrem com os problemas de locomoção. Para ele o projeto do VLT viabiliza, através de aparatos tecnológicos, a implantação do metrô, que além de encurtar distâncias contribuirá com o avanço no setor de transportes, acarretando um melhoramento significativo no trânsito da cidade e região.

 

A busca constante por medidas que amenizem o caos nesse setor, novos sistemas que possibilitassem apoio aos atuais e idéias que beneficiassem não só a população, mas também os aparatos já existentes, foram alguns dos tópicos a serem pensados por Salomão Augusto, superintendente da STTP e responsável direto pelo Projeto.

 

Para Salomão, uma cidade como Campina Grande não pode ficar restrita apenas ao sistema de transporte público atual, realizada por meio de ônibus. “Por estar em constante crescimento, sendo uma cidade pólo que abriga pessoas de diversas partes do país e até fora dele, é necessário que haja uma reflexão sobre como lidar com a responsabilidade desse avanço”, explicou.

 

O projeto ganhou vida há algum tempo e logo se disseminou através do superintendente, que buscou o apoio de outras autoridades. Nos últimos dias 24 e 25 de novembro ele participou da 76ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano onde, na oportunidade, recebeu o apoio do Secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima, que se mostrou bastante satisfeito com a idéia do VLT.

 

Ainda em meados de novembro, o superintendente foi até a cidade de Barbalha (CE) onde fez uma visita técnica à fábrica dos VLT’s (Empresa Bom Sinal) e também observou como se dá o funcionamento do equipamento no trecho entre Crato e Juazeiro. O resultado dessa visita integrou um relatório que foi apresentado ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo, que autorizou a imediata contratação de empresa para inicio dos estudos e execução do projeto.

 

Como as condições mostram-se bastante favoráveis, visto que Campina Grande já possui uma malha viária de boa qualidade, o projeto VLT não demorará muito tempo e, em aproximadamente um mês, os estudos estarão concluídos é o que afirma Salomão, que se mostra bastante realizado com o inicio do projeto e já vislumbra a sua conclusão. 

 

“Vejo o projeto como uma conquista. Uma possibilidade que trará consigo benefícios para a população campinense que ainda enfrenta dificuldades no setor. Afirmo que estou bastante satisfeito pelo que já fiz e ainda pretendo fazer para contribuir com o desenvolvimento do setor de trânsito e transporte de Campina Grande”, disse o superintendente. Ele adiantou ainda, que a previsão é de que, até o segundo semestre de 2012, o VLT já esteja em funcionamento.

 

Leia também:

 

Paraíba: Estado e prefeitura fazem parceria pela mobilidade urbana em João Pessoa

Prefeito de Campina Grande, na Paraíba, autoriza empresa para estudar implantação de metrô

Paraíba: STTrans aumenta efetivo no Centro e na orla neste fim de ano

Paraíba: STTrans revitaliza faixas de pedestres


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário