Ipea discute política de mobilidade urbana

Documento foi apresentado hoje (6), em Brasília, com transmissão ao vivo, pela internet

Notícias
 

 |  Autor: Da redação  |  Postado em: 06 de janeiro de 2012

Capa do Comunicado

Capa do Comunicado

créditos: Ipea

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta sexta-feira (6) comunicado sobre a nova Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, publicada nesta semana e que deverá entrar em vigor em abril de 2012. A análise do Instituto aponta que a lei é uma "caixa de ferramentas" que poderá facilitar que prefeituras e governos estaduais trabalhem para melhorar a mobilidade urbana sustentável e restrinjam o uso de automóveis particulares nas cidades brasileiras.

 

O estudo foi apresentado por Alexandre de Ávila Gomide, Luciana Acioly e Rafael Pereira, na sede do Instituto, em Brasília, com transmissão ao vivo pela internet.

 

Entre os pontos destacados no documento estão os instrumentos que a lei oferece às autoridades para "complicar" a vida dos usuários de automóveis:

 

- Restrição à circulação de veículos motorizados; 

- Definição de padrões de emissão de poluentes e monitoramento, com possíveis restrições à circulação de autos em espaços urbanos;

- Impostos sobre modos e serviços de transporte urbano pela utilização da infraestrutura urbana, vinculando-se a receita à aplicação exclusiva em infraestrutura para o transporte coletivo e ao transporte não motorizado e ao subsídio de tarifas;

- Criação de faixas exclusivas nas vias públicas para os serviços de transporte público e modos de transporte não motorizados; 

- Criação de estacionamentos de uso público e privado, com ou sem pagamento pela sua utilização; 

- Controle da infraestrutura viária destinada ao transporte de carga.

 

 

Ao falar sobre os prazos esperados para que a nova política de mobilidade urbana chegue de fato às ruas brasileiras, Acioly lembrou que "toda inovação institucional leva um tempo para ser implementada" e citou como exemplo a Constituição de 1988, que ainda tem dispositivos que não foram colocados em prática por falta de regulamentação. "A sociedade terá um papel importante em defender seus interesses em cada localidade e pressionar as autoridades. E um dos primeiros impactos será sentido na revisão das concessões dos serviços de transportes, que serão geridos pela nova lei", explicou o executivo do Ipea.

 

Seu colega, Rafael Pereira, comentou o dispositivo que obriga as cidades a desenvolverem planos diretores de mobilidade urbana para receberem recursos federais. "A lei prevê apenas anos para aplicação e criação desses planos e não temos certeza se essa exigência terá efeito porque poucas cidades brasileiras solicitam recursos da União para seus projetos de transporte. Nos últimos quatro anos, somente 4% dos municípios receberam recursos federais e em geral são grandes cidades. Nas localidades menores, em municípios com menos de 500 mil habitantes, apenas 163 receberam investimentos e metade deles recebeu menos de R$ 160 mil nesses quatro anos".

 

Acioly explicou também que a lei tem o objetivo de inverter a tendência atual, que privilegia o transporte individual em detrimento do transporte público coletivo: "as prefeituras poderão criar mecanismos para restringir o acesso de automóveis, podem dificultar a vida do usuário do automóvel".

 

Os técnicos também lembraram que momentaneamente a nova lei pode contrariar os interesses da indústria automobilística, porque historicamente os governos sempre adotaram medidas para facilitar a compra e financiamento de automóveis, mas nunca para o financiamento de vagões de trens ou de ônibus.

 

"A lei não é contra a fabricação, a venda e a posse do automóvel, mas pode estimular as pessoas a usar o carro particular com mais critério", concluiu Acioly.

 

Leia o documento completo em formato PDF


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário