Recife é a 8ª pior cidade brasileira para ir ao trabalho

O IBGE divulgou recentemente uma pesquisa sobre quanto tempo gasta o brasileiro para ir ao trabalho

Notícias
 

Fonte: Blog Meu Transporte  |  Autor: Clayton Leal  |  Postado em: 02 de maio de 2012

Tabela

Clique para ampliar

créditos: Divulgação

Duas horas. Tempo suficiente para assistir a um filme, frequentar um curso, arrumar a casa. Mas, segundo dados do Censo 2010 divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses preciosos 120 minutos são jogados fora, diariamente, pelas janelas de vans, trens, ônibus, carros e metrôs que conduzem milhões de trabalhadores nas grandes cidades brasileiras.

 

O IBGE divulgou recentemente uma pesquisa sobre quanto tempo gasta o brasileiro para ir ao trabalho, a pesquisa foi elaborada nas principais cidades brasileiras e a falta de mobilidade urbana faz com que o recifense perca em média 15 horas por semana no trânsito, ou seja, se formos levar apenas os dias uteis, são dois dias e meio por mês no trânsito.

 

Falta de corredores de ônibus, baixo investimento em Metrô, além de ônibus superlotados somam as dificuldades que o recifense vem passando todos os dias na cidade.

 

- É muito carro na rua, diz o operário José Cleiton, já outros estão acostumados chegando muitas vezes a dormirem nas viagens.

 

- Tenho que sair de casa às 6hs de Olinha para chegar no bairro do Pina, zona sul de Recife as 08hs, são duas horas de viagem, num percurso que deveria ser em menos de 01 hora, absurdo, diz Romero Jorge, servidor público.

 

O desgaste para o trabalhador é enorme, visto que ao encarar pela manhã este trânsito, faz com que ele já chegue no ambiente de trabalho estressado e muitas vezes influenciando na sua própria produção dentro da empresa.

 

Na frente da cidade de Recife estão como as piores: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

 

Leia também:

 

Calçadas do Recife: faltam rampas, faixas e sinalização de pedestre em vários pontos da cidade 

Dilma assina PAC da mobilidade urbana para o Recife nesta terça-feira (24) 

Jovens resolvem pintar faixa de pedestres por conta própria 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Daniel Valença - 17 de Maio de 2012 às 11:26 Positivo 0 Negativo 0

Não sei se é possível visualizar, mas aqui está o gráfico do índice de imobilidade que criei: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=3685160201389&set=o.160876113986104&type=1&theater

Daniel Valença - 17 de Maio de 2012 às 11:24 Positivo 1 Negativo 0

Então, o que fiz? Dividi o % de pessoas obtido pela área da cidade e multipliquei por 100.000 (para ficar um número palpável). Pronto, criei meu ÍNDICE DE IMOBILIDADE, que leva em conta pessoas imobilizadas e área da cidade. Recife é a pior, nota 52.

Daniel Valença - 17 de Maio de 2012 às 11:22 Positivo 1 Negativo 0

Eu achei um pouco injusta a comparação sem considerar a área deslocável. Ou seja, para se deslocar numa cidade que tenha 217km² (REC) deve levar naturalmente menos tempo do que uma cidade de 1.523km² (SP). Afinal, é uma cidade 7 vezes menor.

mayra - 11 de Maio de 2012 às 00:06 Positivo 0 Negativo 0

Olinda*

Clique aqui e deixe seu comentário