ONU quer reduzir em dez anos 50% da mortalidade no trânsito

As novas tecnologias podem tornar mais seguros os sistemas de transportes e reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito e nas estradas brasileiras

Notícias
 

Fonte: Planeja & Informa Comunicação e Marketing  |  Autor: Assessoria de Imprensa  |  Postado em: 22 de maio de 2012

III SEMINÁRIO SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTES

III SEMINÁRIO SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTES

créditos: Divulgação

A ONU definiu como meta  para a atual década salvar cinco milhões de pessoas por acidentes de trânsito, hoje uma das maiores causas de mortes em todo o mundo. Segundo a Organização, cerca de "90% ocorrem em países de baixa renda, o que leva à conclusão de que as mortes não estão relacionadas com a quantidade de veículos.

 

O objetivo da ONU é estabilizar, reduzir e mudar a realidade. Os pilares do plano da Organização são gestão da segurança no trânsito, vias e mobilidade mais seguras, veículos mais seguros, segurança para todos os usuários e resposta após colisão e atropelamento. A cargo da Organização Panamericana de Saúde, o plano da ONU inclui também ações junto aos países para orientá-los a tomarem decisões que ajudem a reduzir os fatores de risco e dos elementos de distração, com ênfase para o uso de celular.

 

Em 2010 morreram no Brasil mais de 40 mil pessoas vítimas do trânsito. Os acidentes também geraram gastos de 187 milhões de reais com internações. O número de mortes de motociclistas, por exemplo, cresceu sensivelmente. Do total dessas despesas, 45% foram com motociclistas.

 

Além de investir na implantação de mecanismos para melhorar as condições de trânsito e a mobilidade urbana, as autoridades do País estão conscientes da necessidade de implantar instrumentos para reduzir o risco de acidentes e melhorar a fiscalização nos centros urbanos, como a Lei Seca, além da infraestrutura e segurança nas estradas. A utilização da Tecnologia da Informação pode gerar resultados rápidos e satisfatórios para a segurança no trânsito, melhorando sensivelmente a  estrutura de fiscalização, reduzindo congestionamentos e aumentado a produtividade, a confiabilidade e a segurança dos sistemas de transporte, como ocorre em várias partes do mundo.

 

Este tema também está incluído na pauta do 3º SEMINÁRIO SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTES, promovido pela Planeja & Informa Comunicação e Marketing, em parceria com a UERJ e aCOPPE/UFRJ para discutir novas tecnologias, mobilidade e Sustentabilidade na gestão de sistemas de transporte urbano de passageiros, de cargas e nas rodovias do País. O evento acontecerá nos dias25 e 26 de junho de 2012, das 9:00h às 18:00h, no Centro Empresarial Rio, no Rio de Janeiro.

 

Para se inscrever no III SEMINÁRIO SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTES, basta solicitar o formulário de inscrição pelo e-mail inscricao@planejabrasil.com.br ou ligar para o Atendimento ao Participante nos telefones (21) 2262-9401/ 2244-6211

 

Veja mais detalhes do evento aqui.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário