Transporte hidroviário surge como alternativa em Rio Grande

Os avanços da indústria naval e o consequente crescimento econômico do município do Rio Grande trouxeram muito mais do que investimentos e oferta de empregos

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Rio Grande  |  Autor: Assessoria  |  Postado em: 08 de fevereiro de 2013

Alexandre Lindenmeyer e Oscar Escher em reunião

Alexandre Lindenmeyer e Oscar Escher em reunião

créditos: Marcos Jatahy

 

Problemas, sobretudo, estruturais se tornaram realidade e verdadeiros desafios para a nova administração municipal, que assumiu o governo em janeiro deste ano. Um dos maiores, a mobilidade urbana, segue na lista das prioridades da Secretaria de Mobilidade Urbana e Acessibilidade e do Executivo Municipal.

 

Em visita ao gabinete do prefeito Alexandre Lindenmeyer, o Superintendente da Metroplan, Oscar Escher, apresentou uma série de pautas comuns ao município do Rio Grande, todas relacionadas ao desenvolvimento articulado da Metade Sul.

 

Num dos pontos da conversa, que tratou, entre outros assuntos, sobre infraestrutura, o Chefe do Executivo manifestou o interesse em investir no transporte hidroviário como alternativa de deslocamento de pessoas, auxiliando no desafogamento do trânsito da cidade, que comporta aproximadamente 90 mil veículos. "Queremos avaliar a possibilidade de construção de um atracadouro nas proximidades do Jockey Club e outro no Dique Seco, dois pontos de intenso fluxo de pessoas e veículos", sugeriu.

 

O prefeito destacou que, além de se tornar mais uma alternativa de transporte para a população rio-grandina, a opção teria um elevado potencial turístico. A integração de modais de Rio Grande e São José do Norte, através do uso de bilhete único, também foi apontada por Lindenmeyer como uma necessidade, haja vista o desenvolvimento de ambos municípios.

 

Sensível ao apelo, o Superintendente da Metroplan se mostrou interessado com a proposta e sugeriu ao Executivo que solicite estudos de viabilidade para avaliar as possibilidades. "Rio Grande é um lugar diferenciado, que possui demanda e que merece toda a nossa atenção", salientou. Para auxiliar o andamento desta e de outras pautas importantes para o desenvolvimento da região, o prefeito colocou o município à disposição para a instalação de um escritório regional da Metroplan.

 

Leia também:

Em Rio Grande, mesas e cadeiras tomam espaço dos pedestres nas calçadas 

Programa Calçada Legal começa a ser implantado em Rio Grande 

Para EPTC, trânsito da Capital do Rio Grande do Sul terá fluidez por duas décadas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

sidnei - 09 de Fevereiro de 2013 às 20:46 Positivo 0 Negativo 0

Espero que o Pref. Alexandre não inviabilize uma reinvidicação de décadas das cidades da penínsola da Lagoa dos Patos em construir acesso viário para a cidade de Rio Grande mas, concordo com a iniciativa de criar esse passeio turístico hidroviário.

Clique aqui e deixe seu comentário