Em Manaus, Detran age para integrar bicicleta ao trânsito

Grupos de ciclistas e o órgão estadual de trânsito desenvolvem ações educativas conjuntas para melhorar a convivência de ciclistas e motoristas nas ruas da capital

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 11 de maio de 2013

Ações em favor da mobilidade para ciclistas

Ações em favor da mobilidade para ciclistas

créditos: Divulgação

     

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) anunciou ontem (9) diversas ações educativas que terão como objetivo melhorar a convivência no trânsito entre motoristas e aqueles que adotam a bicicleta como meio de transporte, lazer, esporte ou mesmo turismo. 

 

As medidas foram divulgadas à imprensa local em entrevista um dia antes do presidente da comissão permanente para Discussão do Ordenamento da Mobilidade Urbana e Rural dos Ciclistas Estado do Amazonas, Jordan Fonseca. Ele destacou que “a educação será trabalhada de modo a fazer com que a sociedade entenda que há um ‘cara’ novo na cidade, o ciclista, e que é preciso respeitá-lo assim como ao pedestre". Fonseca também lembrou os deveres do ciclista ao transitar na via pública. "Materiais educativos serão distribuídos e blitzes serão realizadas para conscientizar a todos”, disse Jordan Fonseca, que integra o grupo de ciclistas Pedala Amazonas.

 

Comissão e agente 

Paulo Aguiar, coordenador do Pedala Manaus, falou também sobre esta iniciativa, à reportagem do Mobilize. Segundo Aguiar, esta é uma ação conjunta entre o Detran-AM e alguns grupos de ciclistas da cidade, como o que participa: "Criamos uma comissão para discutir propostas voltadas para educação e conscientização no trânsito, e sugerir e desenvolver ações de políticas públicas voltadas à mobilidade dos ciclistas no estado do Amazonas", explicou. Ao Detran, completou, caberá executar as demandas tiradas por essa comissão. A Comissão Permanente foi criada por meio da Portaria nº 1596 de 24 de abril de 2013.

 

Outra medida é que o Detran-AM vai elaborar um cadastro de quem usa a bicicleta na capital principalmente, e criar a figura do 'agente ciclista voluntário'. O agente atuará de modo parecido com o que faz um 'bike anjo', acompanhando os passeios de bicicleta que os grupos costumam organizar, e também agindo na orientação e fiscalização, como o que já faz o Detran, mas no caso "com foco na bicicleta", esclareceu Aguiar. E terá um canal de comunicação direto com o departamento de trânsito. 

 

Quanto ao cadastro, os ciclistas em breve poderão se cadastrar voluntariamente num banco de dados do órgão, onde ficarão reunidas todas as informações sobre as pessoas que se deslocam de bicicleta pela capital e outros municípios. Segundo o Detran, os dados serão importantes para que se possa discutir políticas públicas voltada àquele que tem trocado o carro pela bicicleta, explicou Fonseca. Ao se cadastrar, o ciclista poderá emitir uma carteirinha, semelhante à carteira de habilitação usada por motoristas. 

 

Segurança 

Uma das queixas dos ciclistas em Manaus é a falta de segurança nas vias, e a ausência de espaços próprios para a bicicleta, como ciclovias ou ciclofaixas. Nesse caso, agentes ciclistas voluntários serão capacitados para intensificar a segurança dos ciclistas durante os passeios que se tornaram comuns na cidade ou mesmo durante a viagem de casa para o trabalho e vice-versa. Inicialmente, 25 ciclistas serão capacitados pelo Detran-AM para atuarem como agentes voluntários. Os participantes são integrantes de grupos de pedal que costumam reunir um grande número de adeptos de bicicleta da capital.

 

Futuramente, a Comissão Permanente promete desenvolver um programa de implantação de ciclovias e ciclofaixas em todo o estado, com o objetivo de incluir a bicicleta como meio de mobilidade. Por ora, a primeira ação será trabalhar na elaboração de uma campanha educativa permanente voltada a motoristas, ciclistas e pedestres. "O objetivo da campanha é ensinar qual o papel de cada um no trânsito, trazendo orientações de como promover uma convivência mais pacifica e ordeira", afirmou Paulo Aguiar. Segundo o cicloativista, a previsão é de que até o final do mês já se tenha definido o formato, as ações, as responsabilidades e os prazos da campanha. 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Felipe Rossoni - 14 de Maio de 2013 às 23:51 Positivo 0 Negativo 0

Bravo! Fica o desejo e o compromisso de todos os ciclistas responsáveis pela melhoria e pela convivência pacífica no trânsito!

Clique aqui e deixe seu comentário