Sistema de integração torna mais eficiente transporte público no Chile

Sistema Transantiago foi implantado na capital chilena, que tem 212 km de corredores de ônibus

Notícias
 

Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 31 de maio de 2013

Hoje, Santiago tem 212 quilômetros de corredores d

Santiago tem 212 km de corredores de ônibus

créditos: Divulgação

 

A implantação do Transantiago, sistema que integrou o ônibus ao Metrô, ajudou a melhorar o transporte público de Santiago, a capital do Chile. A frota de ônibus da cidade estava sucateada e quase não havia interligações entre os meios de transporte.

 

Hoje, Santiago tem 212 km de corredores de ônibus. Em São Paulo, há apenas 119 km. A capital do Chile tem menos da metade da população paulista. O Metrô também é maior do que o de São Paulo. São 103 km na cidade chilena contra 74 km na cidade brasileira.

 

Cercada pela Cordilheira dos Andes, a cidade de Santiago é encantadora por todos os ângulos. Não é difícil entender por que a capital do Chile é um dos lugares mais visitados da América Latina.

 

Na cidade, há uma enorme oferta de atrações, com praças belíssimas, vida cultural agitada e transporte público eficiente. “O transporte público de Santiago funciona muito bem. Os horários de pico não são exageradamente lotados. A gente consegue se locomover rápido e os trens passam constantemente”, diz o bancário Alisson Magalhães.

 

Há 7 anos, Santiago estava longe de ser considerada uma cidade modelo de infraestrutura em transporte. A frota de ônibus estava sucateada e quase não havia interligações entre os meios de transporte. “O sistema de transporte não custava um só peso. Ele se autofinanciava e era totalmente independente, mas isso tinha um custo. O custo era a insegurança. Era uma concorrência realmente quase criminosa”, diz Jaime Bravo, engenheiro especialista em transportes.

 

Em 2007, surgiu a Transantiago, sistema que integrou o ônibus ao metrô. O brasileiro Luís Fernando Pedroso, que é engenheiro de transportes, mora há oito anos na capital chilena e vivenciou uma verdadeira transformação. “Essa coordenação permite que muitas pessoas que não tinham acesso ao metrô hoje em dia possam ingressar em um ônibus e finalizar o seu decorrido dentro de um metrô, o que permite maior acessibilidade às pessoas”, diz Pedroso.

 

Leia também:

América Latina: campanhas de educação no transporte público 

Novo aplicativo do Google auxilia usuários de transporte público no Chile 

Santiago tem um milhão de novos ciclistas em seis anos 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário