Cidade inglesa remove semáforos e calçadas

A pequena cidade inglesa de Poynton, perto de Manchester, eliminou sinais de trânsito e calçadas para criar espaços compartilhados entre pedestres e motoristas

Notícias
 

Fonte: Yahoo  |  Autor: Charles Nisz  |  Postado em: 10 de junho de 2013

Objetivo é aumentar a confiança entre motoristas e

Objetivo estreitar a confiança entre motoristas e pedestres

créditos: Reprodução/LaughingSquid

 

A ideia é de que o gerenciamento do trânsito deveria ficar por conta do bom senso e da gentileza dos motoristas. Parece uma ideia completamente maluca, não é?

 

O senso comum diz que o trânsito da cidade deveria ficar caótico. No entanto, Poynton removeu os semáforos, sinalizações e calçadas das vias da principal praça da cidade e o resultado foi o contrário do que se imagina: o trânsito da cidade melhorou significativamente.

 

Para mudar o desenho urbano, Poynton eliminou até mesmo a sinalização pintada no chão das ruas. O objetivo é aumentar a confiança entre motoristas e pedestres nesse espaço compartilhado. Quando pedestres, ciclistas e carros dividem o mesmo espaço, todos são obrigados a se locomover mais devagar.

 

Como isso melhora a velocidade do trânsito? As pessoas não ficam paradas em semáforos ou engarrafadas em congestionamentos. Cores diferentes indicam onde cada tipo de veículo deve trafegar. Já as conversões devem ser negociadas: isso obriga os motoristas a prestarem atenção uns aos outros. Acha que funcionaria aqui? 

 

 

Leia também:

Pedalando às margens do rio Elba 

Na contramão do mundo, Brasil ignora carro elétrico: são apenas 70 no país 

Chegando na Alemanha, de bike 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Erealdo Fagundes Couto - 13 de Junho de 2013 às 14:15 Positivo 0 Negativo 0

Povo com cultura e desenvolvimento intelectual, só trás desenvolvimento.  É o mundo a cada dia muda mais, precisamos urgentemente, também fazer o mesmo no Brasil.  Se ficarmos dando tudo de graça, nosso povo não vai mudar.  Olho vivo políticos.

Thiago - 11 de Junho de 2013 às 10:00 Positivo 0 Negativo 0

Gostei da ideia. Seria muito boa nos grande Centros e bairros muito populosos, como aqueles do tipo CDHU. Até caminhões longos passam sem problemas. No final todos sairiam ganhando!

Clique aqui e deixe seu comentário