Festival de rock independente estimula o uso de bicicletas

Evento que aconteceu no último final de semana em Brasília preparou uma estrutura especial para quem foi de bike

Notícias
 

Fonte: Rodas da Paz  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 02 de setembro de 2013

13 voluntários participaram do bike valet

Voluntários participaram do bike valet

créditos: Divulgação

 

No ano em que o festival Porão do Rock comemora seus 15 anos e a ONG Rodas da Paz seus 10 anos, uma ação conjunta ocorreu entre as 45 mil pessoas que compareceram ao maior evento de rock independente do país. Pela primeira vez, um festival desse porte contou com serviço de bike valet. Por meio dessa iniciativa, o festival de música abriu espaço para debater mobilidade urbana como uma das ações sociais que costuma apoiar. 

 

A Rodas da Paz participou do festival com uma campanha de educação no trânsito e levou ao evento o conceito de bike valet, onde quem quisesse ir de bicicleta poderia deixá-la no estande localizado à direita da entrada, presa com cabo de aço a um paraciclo de quatro metros, feito especialmente para a ação.

 

Treze voluntários participaram do bike valet que começou às 17h e foi até o final do último show, nas duas noites (perto de 4h da manhã). Além disso, a Rodas da Paz lançou concurso cultural, por meio da página Porão do Rock, da frase mais criativa sobre o que fazer para melhorar o trânsito de Brasília. O primeiro lugar ganhou uma bicicleta (doada pela Star Móveis) e outros cinco ganharam um salto de bungie jump.

 

Foram diversos ciclistas nos dois dias de evento, de bairros como Asa Sul, Asa Norte, Ceilândia e Riacho Fundo, mostrando que há potencial para mais festivais cativarem o público ciclista oferecendo o serviço, que tem baixo custo de implementação, ajuda a diminuir o problema de estacionamento de carros em shows e oferece conforto ao usuário de bicicleta, um dos meios de transportes mais sustentáveis que existe.

 

Durante os dois dias de shows, ainda foi possível conseguir manifestações de apoio de músicos como Dinho Ouro Preto, João Barone e Bi Ribeiro, que tiraram fotos e gravaram depoimentos incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte.

 

Rodas da Paz

A ONG Rodas da Paz foi instituída em 2003 com o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito do Distrito Federal. Desde então, promove ações para a conscientização em prol de um trânsito seguro para todos, com especial atenção para os usuários da bicicleta. 

 

Leia também:


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário