Até 2015, Rio Branco deve ter 125 km de ciclovias

Capital do Acre se destaca pela extensão de ciclovias. Somadas as rodovias estaduais e federais, são 95 km de vias cicláveis

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Fonte: G1 AC  |  Autor: Veriana Ribeiro  |  Postado em: 25 de setembro de 2013

São aproximadamente 95 km de ciclovias em Rio Bran

São aproximadamente 95 km de ciclovias em Rio Branco

créditos: Reprodução

 

Até 2015, a expectativa é que 30 km de ciclovias projetadas sejam construídas em Rio Branco, que já se destaca com seus 95 km de vias para bicicletas proporcionalmente ao tamanho da cidade. O Programa Cidades Sustentáveis considera Rio Branco como uma cidade exemplo na priorização da bicicleta como meio de transporte.

 

Nesta semana, a prefeitura iniciou um trabalho de manutenção e revitalização da malha cicloviária. As obras iniciaram na Avenida Antônio da Rocha Viana e, de acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), pretende ser estendido para outras localidades durante a atual gestão municipal.

 

"O trecho da Antônio da Rocha Viana foi o primeiro, assim que concluirmos, iremos verificar a possibilidade de imigrar para outros. Estamos priorizando os trechos que tem maior volume de comércio e pessoas circulando. Depois iremos migrar para o restante dos trechos de ciclovia. Se conseguirmos mais investimento, iremos ampliar esse projeto, mas a expectativa é todo ano revitalizar uma parte da malha rodoviária", afirma Ricardo Torres, superintendente do órgão.

 

Ainda de acordo com o gestor, a intenção é melhorar a sinalização e a segurança desses locais. "A ideia é criar uma condição mais segura e mais clara dos limites para ciclistas e condutores de veículos. Tínhamos a reclamação que muitas carros estacionavam no local. Tornamos ela mais visível, por questão de segurança", diz Torres.

 

Nos 9.233 km de extensão, Rio Branco tem 60 km de vias cicláveis na capital acreana. Se contar com o espaço para bicicletas das rodovias estaduais e federais na cidade, chegam-se a aproximadamente 95 km de extensão. Também são projetas mais 30 km, que vão ser construidos até 2015, com isso, Rio Branco chegará a aproximadamente 125 km de vias cicláveis.

 

Para Torres,  esses números fazem com que Rio Branco seja uma das cidades brasileira com a maior malha cicloviária proporcional do país. "Com certeza Rio Branco está entre as cinco cidades brasileiras que tem uma malha cicloviária proporcional, se comparada com muitas cidades pelo Brasil", afirma.

 

O gestor explica também a diferença entre vias cicláveis, ciclovias e ciclofaixas. "Ciclovia tem um obstáculo físico separando a via de bicicleta e de veículos, como por exemplo o caso da Av. Chico Mendes. Quando você tem a pistas dos ciclistas no mesmo nível da rua, separado apenas por pintura ou elemento segregado, como tachinha, é uma ciclofaixa. Já a vias cicláveis são uma forma genérica para todos os espaços reservados para as bicicletas, mesmo que não se enquadrem na classificação de ciclovias ou ciclofaixas", diz Torres.

 

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