Vereadores de SP aprovam projeto que separa vagão para mulheres

Objetivo é evitar abusos em ônibus, além de trens e metrô. Projeto irá para segunda votação

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 02 de outubro de 2013

Mulheres já são 58% dos usuários do Metrô de São P

Mulheres já são 58% dos usuários do metrô de SP

créditos: Reprodução

 

Os vereadores de São Paulo aprovaram na terça-feira (1), por unanimidade, em primeira votação, um projeto que obriga uma quota de ônibus e vagões de trens e metrô só para mulheres. O projeto ainda vai para 2ª votação, sem data prevista.

 

O projeto, do vereador Alfredinho do PT, tem o objetivo de evitar abusos e situações constrangedoras que muitas mulheres sofrem dentro do transporte coletivo por causa do comportamento de alguns homens. Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo disse considerar “operacionalmente inviável” a adoção de vagões exclusivos.

 

Pelo projeto, seria obrigatório "destinar faixa nos ônibus e vagões específicos nos trens e metrô, na cor rosa, com dizeres 'espaço exclusivo para mulheres' em percentual não inferior a 50% da frota, para identificar o veículo, indicando ser espaço reservado a mulheres em horário determinado", diz o texto.

 

As faixas de cor rosa serão pintadas na frente, lateral e parte de trás dos ônibus e na porta de entrada dos vagões. Ainda de acordo com o texto, "a preferência para utilização dos ônibus e vagões de metrô e trens deverão ser respeitada durante o horário das 6h às 10h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto os dias de feriado".

 

Leia também:

São Paulo e Rio de Janeiro concentram 90% de metrôs no Brasil

Metrô diz que ligação entre Paulista e Consolação não está superlotada

Funcionários empurram passageiros para fechar as portas de trem em SP

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário