No Rio, novos ônibus do BRT Transoeste entram em operação

A Prefeitura do Rio informou que três novos ônibus articulados começaram a operar no BRT Transoeste, ampliando em quase 30% a capacidade de transporte de passageiros

Notícias
 

Fonte: Portal Niterói Mais  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 06 de novembro de 2013

Novos veículos tem capacidade para 180 passageiros

Novos veículos tem capacidade para 180 passageiros

créditos: Fábio Rossi

 

Os novos veículos, apresentados no último sábado, têm 21 metros de comprimento e capacidade para 180 passageiros.

 

Durante a apresentação dos veículos, na estação CTEx (Guaratiba), o prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância dos novos ônibus para a vida dos cariocas que utilizam o serviço:

- Trata-se de um serviço que melhorou, e muito, a mobilidade e a vida das pessoas. O BRT Transoeste foi o primeiro sistema que implantamos e não imaginávamos que seria esse sucesso. Estamos com 30% a mais de passageiros do que nós esperávamos, e isso mostra que estamos no caminho certo, que o sistema funciona.  Estamos entrando com esses ônibus e, caso seja necessário, vamos exigir do consórcio que administra o sistema que coloque mais veículos em operação.

 

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, deu mais detalhes sobre este reforço no sistema BRT:

- São ônibus novíssimos, com a mais moderna tecnologia, e maior capacidade de passageiros, dando mais conforto aos usuários, principalmente nos horários de pico da manhã e da tarde. São 12 novos ônibus que se juntarão à frota do BRT Transoeste, totalizando agora 103 veículos.

 

Segundo Osorio, em algumas semanas entrará em circulação o maior ônibus BRT do Brasil, medindo 23 metros e com capacidade para 200 passageiros:

- Este veículo já está no Rio de Janeiro, passando por teste e processo de licenciamento e, em breve, entrará em operação para se juntar a um sistema que vem batendo recordes diários, com cerca de 120 mil passageiros por dia.

 

Além dos veículos que foram apresentados à população no sábado, e do coletivo de 23 metros, o sistema terá novos cinco ônibus de 18,6 metros (140 usuários).

 

Primeiro sistema BRT a ser implantado na cidade, a Transoeste opera com 91 veículos articulados de 18,6 metros (140 passageiros), 20 coletivos do tipo padrão (100 passageiros) e 76 alimentadores. Ligando a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Paciência, o corredor já conta com 44 quilômetros de extensão até Paciência e 42 estações em funcionamento. Em operação desde junho de 2012, recebeu do município investimento de R$ 900 milhões.

 

Leia também:

Vivendo sem carro: sim, nós podemos! 

Conselho de Transportes faz primeira reunião no Rio 

Aeromóvel, BRT, metrô: qual o meio de transporte ideal para o Brasil? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário