Rio terá corrida de entregadores

Rio de Janeiro terá o primeiro Campeonato Carioca de Cargueiras. Evento acontece em maio de 2014 e inspira-se em provas realizadas na Dinamarca.

Notícias
 

Fonte: TA  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 20 de dezembro de 2013


Os parceiros da organização Transporte Ativo (transporteativo.org.br) estão organizando a a primeira corrida de entregadores em bicicleta da América Latina, o Campeonato Carioca de Cargueiras. Inspirada nas Svajerløb dinamarquesas, a competição será realizada em maio de 2014, lá no Rio.
 

"A pedalada vai ser viking", aposta Zé Lobo, diretor da TA. Afinal foi em 1942 que os malemolentes entregadores dinamarqueses tiveram o seu primeiro campeonato. Um evento que valorizou os que faziam fluir a cidade e que aconteceu até a popularização das vans de entrega nos anos 1960. A idéia da corrida reapareceu em Copenhague em 2009 e, claro, foi sucesso e diversão nas ruas.


Copacabana, explica Zé Lobo, tem uma massa invisível de ciclistas, heróis do proletariado. São os responsáveis por mais de 11 mil entregas diárias feitas em bicicletas e triciclos. Todos eles estão em uma situação parecida aos que pedalavam em Copenhague nos anos 1940.
 

"Mais de 70 anos depois da primeira Svajerløb, valorizar as pessoas que utilizam a bicicleta, essa invenção com mais de 125 de bons serviços prestados, é um passo em busca de inclusão social, e também um evento irado", diz Lobo.
 

O crowdfunding (vaquinha virtual) para viabilizar a corrida já está no ar no link http://www.copenhagenize.com/2013/12/crowdfunding-cargo-bikes-history-social.html. Na página também há mais informações sobre a proposta e suas origens.

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário