Elevador de bikes ajuda ciclistas nas ladeiras

A dica é do site português Menos um Carro, mas a boa notícia vem da Noruega

Notícias
 

Fonte: Desing Management AS  |  Autor: Menos um Carro*  |  Postado em: 01 de abril de 2014

Trampe Cyclo Cable

Trampe Cyclo Cable: pequena ajuda ao ciclista

créditos: Divulgação / Desing Management AS

 

Não é exatamente uma novidade, mas a notícia foi publicada ontem pelo Menos um Carro, parceiro do Mobilize em terras lusas. E pode ser uma boa alternativa para cidades brasileiras acidentadas, como Salvador, São Paulo e Belo Horizonte.

Trondheim, terceira maior cidade da Noruega, tem uma nova infraestrutura que ajuda os ciclistas a subirem ladeiras íngremes uma colina de inclinação acentuada. O Trampe Cyclo Cable é uma espécie de elevador de bicicletas para áreas urbanas, facilitando a subida de ruas em aclive.

 

O ciclista senta-se no selim e fica com um pé de fora, apoiando-o numa placa de aço e a bicicleta começa a subir sem qualquer esforço, a 1,5 metros por segundo.

 

 

O Trampe foi criado por Jarle Wanvik, dono da empresa Desing Management AS, em 1992, e rapidamente se tornou uma das mais populares atracções turísticas de Trondheim. Funciona com um sistema de cabos instalado sob o solo, à semelhança do mecanismo que traciona os cable-cars de São Francisco.

 

Passados mais de 20 anos, o Trampe foi melhorado e os fabricantes querem vender a ideia a outras cidades. Nos últimos anos, a câmara municipal de Trondheim investiu mais de 20 mil euros para incentivar o uso das bicicletas.


Veja como funciona este “elevador” aqui.

*Edição: Marcos de Sousa


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário