Em Curitiba, 'ligeirinho' ganha estação na Linha Verde

Linha de BRT que liga o município de Fazenda Rio Grande a Curitiba inaugura mais um ponto de parada

Notícias
 

Fonte: Bem Paraná/ Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 08 de outubro de 2014

Novo ponto de parada do Ligeirinho na Linha Verde

Novo ponto de parada do Ligeirinho na Linha Verde

créditos: Everson Bressan / SMCS

 

Usuários do sistema de ônibus 'Ligeirinho' em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, agora têm mais um ponto de parada na Linha Verde. Localizada na parte nova da Linha Verde Sul, entre a estação São Pedro e a rua Isaac Ferreira da Cruz, a nova estação-tubo atende a uma reivindicação da comunidade e beneficia principalmente quem mora ou trabalha nesta região. Até agora, ali só paravam linhas alimentadoras.

 

A estação Antonio Soares Lima entrou em operação na semana passada e vem registrando uma média de 100 usuários por dia. Até então, o Ligeirinho Fazenda Rio Grande seguia direto até a estação-tubo Marechal Floriano, na Linha Verde, onde é possível fazer conexão com os ônibus expresso Boqueirão, Circular Sul e Pinheirinho/Carlos Gomes. No sentido contrário, a partir da estação Marechal Floriano o ônibus só parava em Fazenda Rio Grande.

 

“Uma parada no meio do caminho é excelente”, diz Fabio Miguel Jordão, que mora em Fazenda Rio Grande e trabalha em uma loja de materiais de construção, localizada neste trecho da Linha Verde. “Quando soube que a nova estação era para o Ligeirinho, não tive dúvida, passei a usar este ônibus ao invés do alimentador, que vem parando ao longo do caminho”. Fabio conta que agora entra no ônibus em Fazenda Rio Grande e vai direto ao trabalho. “Isso é muito bom. Não tem nenhuma parada antes, vem rápido. Tem muita gente que trabalha por aqui e mora em Fazenda Rio Grande", diz ele.

 

A implantação da estação Antonio Soares Lima também atende estudantes da Faculdade Tecnológica Tupy, da Sociedade Educacional Santa Catarina (Sociesc). Segundo o responsável pela segurança da portaria da faculdade, um grande número de alunos está utilizando o novo tubo. Antes, boa parte destes alunos desembarcava no Terminal Pinheirinho e seguia a pé até a faculdade, a cerca de um quilômetro.

 

A conclusão, em maio deste ano, da primeira etapa do projeto de ampliação da Linha Verde Sul também reduziu, em cerca de um quilômetro, o trajeto percorrido pelo Ligeirinho Fazenda Rio Grande que antes, seguia por dentro do bairro para chegar à Linha Verde, na altura do Terminal Pinheirinho. Agora, ele entra direto na Linha Verde por onde segue até a Avenida Senador Salgado Filho, na qual faz uma parada na Estação PUC. O restante do trajeto inclui as estações Paiol, Rodoferroviária e Carlos Gomes, no Centro.

 

O Ligeirinho Fazenda Rio Grande tem sete ônibus com portas dos dois lados, o que permite a parada nas estações da Linha Verde. Outros 13 ônibus, complementam a frota, fazendo o mesmo trajeto mas sem paradas na Linha Verde.

 

O novo trecho da Linha Verde Sul é uma obra que estava paralisada e foi retomadas na atual gestão, com a realização, inclusive, de uma nova licitação. Entregue em maio deste ano, o trecho tem 1,7 km - entre as ruas Cid Marcondes de Albuquerque e Isaac Ferreira da Cruz, na região do Pinheirinho.

 

Leia também:

Problemas com projeto do metrô reduzem orçamento 2015 de Curitiba 

Câmara aprova empréstimo de R$ 700 milhões para o metrô de Curitiba


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário