Copenhague adota sinalização LED para alertar ciclista da presença do pedestre

Solução serve para garantir a prioridade e segurança dos pedestres no embarque e desembarque dos pontos de ônibus. Em São Paulo, daria certo?

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 24 de outubro de 2014

Modelo mostra luzes de LED para sinalizar ciclovia

Modelo mostra luzes de LED para sinalizar ciclovia

créditos: Divulgação

 

Conforme o plano cicloviário de São Paulo vem sendo implantado, aparecem alguns trechos onde o ciclista terá que dividir espaço com o pedestre. A medida foi alvo de críticas dos que não simpatizam com o plano da prefeitura, e grande parte destas opiniões são de quem não usa a bicicleta.

 

Essa situação ocorre, por exemplo, na avenida Francisco Falconi, na Vila Prudente, e na rua dos Pinheiros; nesses locais, ciclovia divide espaço com ponto de ônibus. Já na Av. Politécnica, a via para as bikes em um trecho está no mesmo espaço de um ponto final de uma linha.

 

Em outros países é comum ver situações parecidas como a que ocorre em São Paulo, onde a estrutura requer uma convivência harmoniosa entre pedestre e ciclistas. Em Copenhague, por exemplo, o arquiteto e urbanista Jan Gehl encontrou uma solução alternativa para estes casos: a instalação de postes com sinalização em LED para os ciclistas nas paradas de ônibus. Isso ajuda a criar 'ilhas virtuais' e a sinalizar a prioridade do tráfego de pedestres.

 

Quando um ônibus estaciona no ponto, as luzes em LED vão se expandir por toda a ciclovia para indicar aos ciclistas que os pedestres têm prioridade. Quando o ônibus deixa o espaço, uma faixa verde ao longo da via será acionada, indicando o caminho liberado. Em Copenhague, 50% da população utiliza a bicicleta como principal meio de deslocamento, e muitos caminham, como modo de deslocamento na cidade.

 

Leia também:

Em SP, escola dá lições de mobilidade sustentável

Comerciantes contra ciclovias mudam de ideia, diz cicloativista dos EUA

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário