Caminhos alternativos

Pensar a mobilidade exige alternativas de inserção segura e confortável de todos na dinâmica da cidade

Notícias
 

Fonte: Carta na Escola  |  Autor: José Carlos de Souza  |  Postado em: 14 de novembro de 2014

Vias devem ser compartilhadas

Compartilhar as vias, uma das alternativas

créditos: Marlene Bergamo/Folhapress

 

O conceito de mobilidade urbana se refere essencialmente à ideia de deslocamento de uma pessoa de um ponto a outro da cidade. Mas numa abordagem mais ampla, abrange ainda o conjunto de aspectos que determinam o modo como esse deslocamento se realiza: infraestrutura, gestão de trânsito e segurança, por exemplo. No entanto, a forma o conceito vem sendo problematizado, em razão do desafio em que se transformou o deslocamento das pessoas nos grandes centros, exige a ampliação de seu significado.
 
 
 
Nos últimos dez anos, em razão do crescimento desordenado, do adensamento populacional, da priorização do carro e da falta de investimentos na infraestrutura viária, grande parte da população dobrou o tempo necessário para ir e vir do trabalho. O resultado é menos tempo para o lazer, para educação, para o convívio com a família e amigos: uma verdadeira circunstância de exclusão social.
 
 
O preço pago pela sociedade por essa situação desastrosa é difícil de dimensionar, mas não há dúvidas de que, se nada for feito, a situação ainda pode piorar. Daí, o motivo pelo qual a discussão sobre mobilidade urbana precisa ser realizada com seriedade e urgência tanto pelas autoridades quanto pelo cidadão comum.
 
 
Alternativas
Pensar mobilidade urbana vai muito além de restringir a circulação de automóveis, ampliar o número de ciclovias ou de linhas de metrô, de priorizar o transporte coletivo em detrimento do particular.
 
 
Significa também encontrar alternativas de inserção segura e confortável de todas as pessoas na dinâmica da cidade, oferecendo múltiplas possibilidades para que elas possam ocupar o espaço público e por ele circular, transformando esse processo numa experiência rica de interação e integração social.
 
 
Esse talvez seja o sentido mais profundo que o conceito de mobilidade urbana deva ganhar, enriquecendo o próprio significado que se possa atribuir à ideia de urbanidade e cidadania.
 
 
Leia também:

Mobilidade urbana: os desafios do futuro para os emergentes


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário