Campanha cidadã prega mais gentileza, cultura e alegria

Moradores de Alphaville promovem ações de ocupação do espaço público e convivência comunitária, como piqueniques em praças e pedaladas. E premiam boas iniciativas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de dezembro de 2014

Moradores curtem um piquenique em praça de Alphavi

Moradores curtem um piquenique em praça de Alphaville

créditos: Zé Gabriel/ Vero

 

Propostas dedicadas a reforçar vínculos comunitários e a resgatar espaços públicos para as pessoas são uma tendência hoje no mundo. Mesmo em comunidades mais prósperas, como o bairro de Alphaville, a 33 km da capital paulista, já se vêem iniciativas que pretendem promover uma maior aproximação dos moradores e estimular o voluntariado.

 

É o caso Campanha Atitude Alphaville, lançada em janeiro de 2014 pela revista Vero com apoio de cidadãos e empresas da região. O grupo já empreendeu uma série de ações, como piqueniques colaborativos em praças públicas, distribuição de flores nos semáforos e sorrisos em caixinhas de tictac, as chamadas ‘pílulas da alegria’, além de palestras e  distribuição de mais de 100 mil adesivos da campanha na região. 

 

Como explica a coordenadora da Campanha, Janine Klein, a proposta baseia-se em três pilares: mais gentileza, mais cultura e mais alegria. 

 

“Já conseguimos reunir cerca 80 pessoas inscritas voluntariamente, que passaram a participar de ações de pertencimento de praças e canteiros da região, como piqueniques e distribuição de ‘pílulas de alegria’ nas pistas de caminhada e nos cruzamentos de Alphaville. O retorno da população é imediato, e mostra como os moradores estão abertos a apoiar iniciativas positivas como estas”, afirma Klein.   

 

Entre as diversas ações realizadas pelo grupo em 2014, vale destacar: 

 

- Entrega de mais de 100 mil adesivos da Campanha;

- Pílulas da alegria para estimular sorrisos entre os moradores;

- Entrega de flores, como exemplo de uma atitude de gentileza;

- Pintura de letreiro: dez artistas convidados fizeram uma intervenção artística no letreiro que é o cartão-postal de Alphaville; 

- Displays: ação com o objetivo de lançar um olhar crítico sobre o uso do telefone celular à mesa;

- Piqueniques: modo simpático de integrar os moradores, reunidos em uma praça num domingo de sol para saborear comidinhas, assistir a teatro de fantoches, distribuição de livros infantis, tai chi chuan e bate-papo;  

- palestra sobre sustentabilidade: desafios da mobilidade urbana nos próximos anos e maneiras de se viver nas cidades;

- pedalada: um passeio de bike pelas ruas do bairro com família e amigos;

- Prêmio Atitude Alphaville: um estímulo a atitudes positivas e boas iniciativas.

 

Prêmio Atitude Alphaville

Este ano também foi criado o Prêmio Atitude Alphaville, para homenagear, nas diversas áreas, os que promovem iniciativas positivas na região de Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e cidades do entorno.

 

O Mobilize, cuja sede é em Alphaville, foi um dos homenageados desta primeira edição do prêmio. Outra iniciativa que mereceu destaque na premiação foi o projeto Pernas de Aluguel, onde crianças e adolescentes cadeirantes participam de corridas de rua conduzidas num triciclo especial por corredores voluntários. Ao todo, foram sete projetos homenageados e três destaques. 

 

 Cristina Ribeiro, diretora do Mobilize, recebe homenagem do Prêmio Atitude Alphaville ao portal. Foto: Thiago Henrique/ Vero   

 

Leia também:

Modelo confinado de Alphaville é posto em xeque 

Mobilize participa de seminário em Barueri (SP) 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário