Belém, o Cirio de Nazaré e a imobilidade

Apesar da vocação ciclística da cidade paraense durante todo o ano, e da multidão no espaço público durante a festa santa, ruas e calçadas são tomadas por carros

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Uirá Lourenço  |  Postado em: 02 de fevereiro de 2015

Cidade tem forte cultura ciclística

Cidade no Norte do país tem forte cultura ciclística

créditos: Uirá Lourenço

 

Belém é uma das capitais com intenso uso de bicicleta, e onde se caminha muito à sombra de mangueiras. Um povo movido a açaí, tacacá e maniçoba, com muita energia para as pedaladas e caminhadas.

 

Veem-se muitos tipos de bicicleta. Alunos no caminho para a escola, famílias pedalando juntas. Inúmeros vendedores de lanche também aderem à mobilidade saudável. Na avenida Almirante Barroso, longa artéria da cidade, até se forma congestionamento na ciclovia.  

 

Belem_27janeiro2009_Bicicletas_AvAlmiranteBarroso_FluxoCiclistas_DeFrente_3_edit5

DSC08737_27-01-2009_BelemPA_AvAlmiranteBarroso_VariasBicicletas_Familia_SELECAO_edit2

 

Em outubro, acontece o Círio de Nazaré, celebração religiosa que reúne cerca de dois milhões de fiéis e turistas de todo o país e do exterior. Uma multidão percorre as ruas do centro da cidade no segundo domingo de outubro.

 

Em 2014, mais uma vez Belém recebeu muitos visitantes. Percorri a pé a cidade no dia 12 de outubro e vivenciei o Natal dos paraenses - com a visão da mobilidade urbana.

 

Apesar da vocação ciclística e da multidão que caminha rumo à procissão, presenciei ruas, calçadas e qualquer espaço livre tomados por carros. Os fiéis e turistas caminhavam em meio aos carros, com calçadas em péssimo estado, rampas de acessibilidade escassas ou inexistentes. Pontos de ônibus lotados, sem abrigo e nem local para sentar compunham um cenário hostil.

 

IMG_8854_12-10-2014_Belem_PA_Cirio_Gentil_Calcada_Carros_Invasao_edit

IMG_8956_12-10-2014_Belem_PA_Cirio_AvBrazAguiar_Calcada_PisoTatil_Destruida_SELECAO_edit2

 

Uma pena que a celebração grandiosa e emocionante tenha sido perturbada pelo ronco dos motores. A gestão moderna da mobilidade prioriza os modos saudáveis e coletivos de transporte e restringe cada vez mais o espaço do automóvel, especialmente nas áreas centrais.

 

Mesmo com a invasão motorizada nos arredores da procissão, dezenas, centenas de bicicletas coloriam o percurso e garantiam o fornecimento de água, lanche, brinquedos e música.

 

IMG_9043_12-10-2014_Belem_PA_Cirio_Bicicletas_Criancas_SELECAO_edit

IMG_9099_12-10-2014_Belem_PA_Cirio_Bicicletas_carga_Vendedores_edit

 

Registrei em fotos e vídeo a mobilidade em Belém, com especial atenção ao Círio. Fica o desafio aos gestores públicos de considerar a vocação da cidade e tornar a festa mais cheia de vida, saudável e acessível, com amplo espaço para as caminhadas e pedaladas.

 

Veja vídeo do Círio em 2014.

 

Fotos:

- Cultura ciclística em Belém (PA)

- (I)mobilidade em Belém (PA) – obstáculos às caminhadas e pedaladas

 

Leia também:

Em Belém, obstrução de calçadas é reclamação constante

Trânsito de Belém está à beira do colapso

Mobilidade Urbana é desafio em Belém 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário