São Paulo discute projetos e ações de segurança viária

Capital paulista recebe equipe da Iniciativa Global para Segurança Viária, projeto da Bloomberg Philanthropies. Fortaleza (CE)também participará da ação

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de São Paulo/Bloomberg Philanthropies  |  Autor: Marcos de Sousa (edição)/Mobilize  |  Postado em: 28 de abril de 2015

SP discute projetos e ações de segurança viária

Acidente na Estação da Luz, centro de São Paulo

créditos: Marcos de Sousa (fev. 2015)

 

Todos os anos, mais de 1,2 milhão de pessoas morrem e até 50 milhões ficam seriamente feridas em atropelamentos e colisões ao redor do mundo.  Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e mostram que acidentes de trânsito podem se tornar a 5ª maior causa de mortes em 2030.

 

Para tentar "acalmar" o trânsito de São Paulo e reduzir o número de fatalidades na cidade, a prefeitura paulistana recebeu um grupo de especialistas internacionais e representantes da Bloomberg Philanthropies na primeira reunião da Iniciativa Global para Segurança Viária. São Paulo é uma das dez cidades no mundo que terão apoio financeiro e técnico do programa nos próximos cinco anos, com o objetivo de implementar ações de combate à violência no trânsito. 

 

“Tirar espaço do carro é realmente uma tarefa difícil em São Paulo. As pessoas ainda têm muita dificuldade em compreender a necessidade de mudança de paradigma, não só do ponto de vista ambiental, mas para a saúde pública, para a segurança e para todos os outros aspectos da vida em comunidade”, disse o prefeito Fernando Haddad durante o encontro, no dia 16 de abril.

 

Para Kelly Larson, diretora do Programa de Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies, essa visão mais abrangente do tema é fundamental para o sucesso da iniciativa. “O prefeito mencionou a questão da sustentabilidade. Nós sabemos que criar espaços na cidade que não são só para os carros, mas também para pedestres e ciclistas, pode reduzir o número de fatalidades no trânsito.”

 

Na edição de 2015, a Iniciativa quis garantir a participação de grandes cidades comprometidas em reduzir os índices de vítimas em acidentes. As ações devem abordar os quatro principais fatores de risco no trânsito: não usar capacete, não usar cinto de segurança, consumir bebida alcoólica e dirigir em alta velocidade. Para inibir esses comportamentos, o programa apoiará ações de fiscalização, campanhas de comunicação, coleta de dados e planejamento de vias mais seguras.

 

A Iniciativa Global para Segurança Viária atua com governos nacionais e locais. As cidades contempladas em 2015 são Accra (Gana), Addis Abeba (Etiópia), Bandung (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Bogotá (Colômbia), Fortaleza e São Paulo (Brasil), Ho Chi Minh (Vietnã), Mumbai (Índia) e Xangai (China).

 

Além da Bloomberg Philanthropies, a Iniciativa também engloba Organização Mundial de Saúde (OMS),  Embarq,  Global New Car Assessment Program, Global Road Safety Partnership, Johns Hopkins University, National Association of City Transportation Officials (Nacto), Union North America e World Bank-led Global Road Safety Facility.

 

Leia também:

São Paulo quer mais calçadas, ciclovias e um trânsito "mais calmo" 

Mortes no trânsito - Comparação São Paulo e Nova York 

Fortaleza terá plano para reduzir emissão de carbono até junho

Cidades brasileiras têm mais sinalização para carros do que para pedestres

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário