População de Mongaguá (SP) pede melhorias em ciclovia

Maior trecho de ciclovia da Cidade, na Avenida Monteiro Lobato, precisa de manutenção e sinalização adequada

Notícias
 

Fonte: Diário do Litoral  |  Autor: Luana Fernandes  |  Postado em: 13 de outubro de 2015

Ciclovia da Av. Monteiro Lobato é uma das mais imp

Ciclovia da Av. Monteiro Lobato é uma das mais importantes

créditos: Joaozinho Menino

 

Falta de manutenção e postes no meio do caminho. Assim a Reportagem do Diário do Litoral encontrou a ciclovia que margeia a Avenida Monteiro Lobato, uma das principais vias de acesso de Mongaguá. São 9.500 metros de malha cicloviária, o maior trecho da Cidade, que interliga os bairros periféricos - Vera Cruz, Vila Atlântica, Jardim Praia Grande, Itaóca, Jussara, Agenor de Campos, Itaguaí e Flórida Mirim.

 

Outro problema encontrado e apontado pelos moradores foi a falta de sinalização nos cruzamentos. “Já assisti muitos acidentes aqui. Precisa ter muita atenção. Os carros não respeitam e não tem sinalização nenhuma. É bem perigoso”, comenta o aposentado Francisco Barbosa, que todo dia usufrui do sistema ciclovi- ário da Cidade, que tem a quinta maior quilometragem em ciclovias da Baixada Santista.

 

Os buracos são os maiores problemas para a diarista Madalena Ferreira dos Santos. “Tem lugar que está bem ruim. Esta ciclovia ninguém olha, mas é a mais usada. Agora a da praia é linda e fica lá só para os turistas mesmo”, comenta. Realmente, a ciclovia da praia está bem conservada, pintada e com sinalização. Na Avenida Governador Mário Covas Junior, a via da orla, são 8.100 metros de ciclofaixa. Para completar os 18.400 metros de ciclovia existentes na Cidade, há mais 850 metros de malha na Avenida Marina.

 

No ano que vem, a previsão da Prefeitura é ampliar a malha cicloviária para 22.600 metros. “Existem novos trechos em obras, que vão ampliar a extensão, em breve. A meta é que até 2016 mais 4,2 quilômetros de ciclofaixas na orla sejam entregues”, promete. Contudo, o que a população pede é mais atenção na ciclovia mais usada pelos trabalhadores, o trecho da Monteiro Lobato. “Esta ciclovia precisa de atenção. Tem lugar dela que não passa duas bicicletas porque tem um poste no meio do caminho. Quem utiliza são trabalhadores e moradores da Cidade, todos os dias”, comenta o pedreiro José Carlos Pereira.

 

Questionada, a Prefeitura garantiu que realiza regularmente serviços de manutenção e limpeza das ciclovias. Na questão de sinalização, há um cronograma em andamento, onde foram destacadas as prioridades de sinalização viária, incluindo os trechos de ciclovias e ciclofaixas. Na ciclofaixa da praia, a Prefeitura também explica que ocorrem periodicamente serviços de limpeza e manutenção dos trechos. “Recentemente, a Prefeitura concluiu um trecho de 1,7 km de ciclofaixas na orla. Já está em fase de licitação mais um trecho de revitalização da orla, que também contempla novas ciclofaixas”, finaliza.

 

Leia também:

Baleia Ciclista, um projeto que une meio ambiente e bicicleta 

Ciclovias em Bertioga (SP) são boas, mas é preciso mais 

Rodas da Paz lança cartilha sobre mobilidade para professores 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário