Natal: Vagas em ruas serão terceirizadas

Exatamente 3.400 vagas de estacionamento nas ruas de Natal devem ser regulamentadas e entregues à iniciativa privada já no próximo ano

Notícias
 

 |  Autor: Tribuna do Norte  |  Postado em: 09 de novembro de 2011

Estacionamento Rotativo Eletrônico

Estacionamento Rotativo Eletrônico

créditos: jornalextra.com.br

A prefeitura de Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), está concluindo a parte burocrática do projeto denominado de Estacionamento Rotativo Eletrônico, com licitação prevista para ocorrer já no primeiro trimestre do próximo ano. Os bairros escolhidos para a iniciativa são Alecrim, Cidade Alta, Ribeira, Petrópolis  e Lagoa Nova (na proximidade dos fóruns de Justiça).


Segundo o secretário-adjunto de Trânsito da Semob, Haroldo Maia, o valor cobrado pelo estacionamento nas ruas de Natal só será conhecido após a licitação. Ele explica que o projeto será completamente eletrônico e vai  ofertar vagas para carros e motos. A Cidade Alta receberá 1.000 vagas para carros e 200 para motos; Alecrim, Tirol e Petrópolis juntos terão 900 vagas para carros e 200 para motos; mesmo número para  Lagoa Nova e Ribeira juntas.


"O projeto de Estacionamento Rotativo Eletrônico é o que existe de mais moderno em questão de estacionamento rotativo do país. Com a implantação será possível disciplinar o espaço público, gerar rotatividade e comodidade para o motorista e também vai trazer mais segurança para os donos de veículos", destacou Haroldo Maia.


No novo projeto, a compra dos bilhetes eletrônicos poderá ser feita por telefones celulares através de cartões de crédito. A Prefeitura de Natal não vai ter custos, já que o trabalho será terceirizado.


A empresa que vencer a licitação vai arcar com todos os custos de elaboração, treinamento de pessoal e monitoramento dos espaços de estacionamento nas ruas. A Secretaria de Mobilidade informou que logo a licitação seja realizada no começo do próximo ano o projeto será colocado em prática.


Segundo ele, o sistema - que é completamente eletrônico - já está sendo utilizado em Caruaru (PE).  A quantidade de vagas por bairros depende do maior ou menor número de ruas existentes. "Na Cidade Alta há mais ruas e mais espaço para que algumas vagas de estacionamento sejam criadas", explicou.


SEGURANÇA


Questionado sobre a segurança dos veículos que estiverem utilizando uma vaga privatizada, a Semob informou que os monitores não terão responsabilidade sobre os veículos e os pertences dos mesmos. "A monitoração será direcionada ao estacionamento, embora que a presença de uma pessoa fardada e responsável por um trecho da rua passará segurança ao motorista", justificou Haroldo Maia.


FISCALIZAÇÃO


Sobre a fiscalização da Prefeitura nas irregularidades  encontradas nas vias da Capital, como estacionamento irregular por exemplo, a Semob informou que a atual fiscalização é deficiente. Apenas 80 agentes de trânsito existem em Natal. Diariamente 40 profissionais se dividem em três turnos. "Já solicitamos um número maior de agentes de mobilidade, mas entendemos que há a Lei de Responsabilidade Fiscal e não pode ser ultrapassado o valor da folha de pagamento", informou Haroldo Maia.


Em 2010 foram registradas 90.055 mil infrações de trânsito. Destas multas, estacionamento irregular está em 3° lugar no número de infrações. Uma queda foi constatada, já que no ano anterior 131 mil multas foram registradas pela Semob.


Estacionamento privado é opção em áreas de comércio


Com a dificuldade de encontrar vagas públicas nas ruas de Natal, os estacionamentos particulares têm um público fiel. Os proprietários de veículos acabam desistindo de perder tempo atrás de uma vaga e utilizam a praticidade dos estacionamentos privados.


"É praticamente impossível achar uma vaga aqui no Alecrim. Já rodei diversas ruas e não encontrei vaga. Recorri a este local por ser a única opção, mas com a bagunça que está na rua eu não me arrependo" descreveu o aposentado Damião Barbosa.


Somente na Avenida 10 dois estacionamentos particulares estavam lotados na manhã desta terça-feira.


Na Cidade Alta o administrador de estacionamento informou que há muita rotatividade no local. Com o preço mínimo de R$4 por duas horas de estacionamento as pessoas acabam usando por pouco tempo os estacionamentos particulares.


"Aqui dependendo do dia, 270 carros estacionam aqui. Essa época do ano a tendência é aumentar, visto que as vendas de Natal já vão começar", explicou Marco Antônio da Silva, na rua General Osório.


A mensalidade sai por R$130, segundo a administração local. Segundo Marco Antônio, todos os administradores de estacionamentos privados se reúnem para determinarem os preços das vagas.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário