Zumpy - Caronas de Verdade vence o Prêmio Sinal Livre de Mobilidade

Projeto escolhido por votação popular recebeu prêmio de R$ 10 mil. Iniciativa faz parte do Projeto Sinal Livre da Liberty Seguros

Notícias
 

Fonte: Segs  |  Autor: Segs  |  Postado em: 25 de novembro de 2015

Entrega do prêmio para André Andrade, da Zumpy (es

Entrega do prêmio para André Andrade, da Zumpy (esq.)

créditos: Fabio Miyata/ Mobilize

 

Um aplicativo de carona solidária, cujo objetivo é reduzir o número de veículos nas ruas, conectando pessoas que fazem trajetos similares em todo o Brasil. Este é o Zumpy – Caronas de Verdade, vencedor do Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana, iniciativa da Lynx Consultoria em parceria com a Liberty Seguros. A premiação aconteceu nesta quarta-feira (25), em São Paulo. Veja imagens do evento na galeria de fotos do Mobilize.

 

No ar desde agosto de 2015, o Zumpy é conectado ao Facebook ou ao Google+ e permite que os usuários cadastrem suas rotas, peguem ou ofereçam carona gratuitamente e acumulem o Z-money, moeda virtual que pode ser trocada por descontos na rede de parceiros, que vão de postos de gasolina a salões de beleza. O aplicativo é gratuito e está disponível para aparelhos Android ou iOS.

 

A iniciativa vencedora foi escolhida por votação popular e concorreu com quatro finalistas: Bike Anjo, BikeIT, Projeto Multa Moral e Que Ônibus Passa Aqui?, que foram selecionados dentre os 59 projetos inscritos em todo o Brasil. O Projeto Multa Moral, que distribui advertências com o intuito de conscientizar os motoristas que estacionam indevidamente em vagas para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, recebeu o prêmio de menção honrosa, definido pelos presentes no evento.

 

Também estiveram presentes na entrega do prêmio, para debater os projetos finalistas, José Mello, superintendente de Inteligência de Marketing e Inovação da Liberty Seguros, Ana Carla Fonseca, especialista em economia criativa e fundadora do Garimpo de Soluções, Pedro Somma, Diretor de Operações da 99Taxis e Wal Flor, Diretora da Lynx. O Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki, participou como mediador do debate.

 

Trânsito mais agradável

De acordo com André Andrade, idealizador do Zumpy, “o ir e vir nas cidades é uma atividade cada vez mais tensa e estressante. O objetivo do Zumpy é transformar o trânsito em uma experiência mais agradável, conectando pessoas que compartilham as mesmas rotas”. Para José Mello, “o engajamento dos projetos na retomada dos espaços públicos e na apropriação das cidades, foi uma das características que mais nos chamou a atenção. Tanto o Zumpy, quanto os outros, quebram um paradigma, pois mostram que as pessoas estão dispostas a inovar e transformar as cidades de todo o Brasil”.

 

O Zumpy recebeu um prêmio de R$ 10 mil para investir em seu projeto de mobilidade urbana. Esta é a segunda edição do prêmio, que faz parte do Projeto Sinal Livre da Liberty Seguros, uma inciativa que tem quatro pilares de atuação, tanto no âmbito do espaço público quanto do comportamento das pessoas: o Rede Sinal Livre, o Sinal Livre Mobiliza, o Pro Sinal Livre e o Agentes da Mobilidade Urbana.

 

Em 2012, a Liberty Seguros definiu como causa social a mobilidade urbana e implementou o projeto de responsabilidade social Sinal Livre, com o objetivo de difundir as boas práticas para estimular o engajamento e a conscientização das pessoas para uma locomoção mais segura. 

 

Com a iniciativa, mais de 500 jovens já participaram diretamente do projeto, desenvolvendo e colocando em prática ações de conscientização em suas escolas e comunidades sobre a importância do tema. Já as ações de mobilização, como as intervenções artísticas nas faixas de pedestres, impactaram mais de 20 mil pessoas. 

 

O Sinal Livre atua também como uma plataforma de disseminação e discussão do tema, e, em 2014, criou o 1º Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana, promovendo estudos proprietários como “Qual a sua cidade ideal?” e debates entre especialistas e influenciadores da temática.

 

Leia também:

II Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana

Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana - Liberty Seguros 

Projeto Sinal Livre de mobilidade urbana capacita educadores 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário