Em Brasília, crianças 'autuam' motorista infrator

Irmãos brasilienses Cauã, 8 anos, e Iuri Lourenço, 7, flagraram carro estacionado sobre a calçada e deixaram a multa cidadã no para-brisa

Notícias
 

Fonte: Correio Brasiliense  |  Autor: Douglas Carvalho  |  Postado em: 15 de março de 2016

Em Brasília, crianças 'autuam' motorista infrator

Cauã e Iuri redigem a mensagem sobre o capô do carro

créditos: Uirá Lourenço

Motoristas que estacionam em local indevido, cuidado: os “agentes mirins de trânsito” rondam as ruas de Brasília fiscalizando irregularidades e aplicando a Multa Cidadã. A “punição” nada tem a ver com o Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). É imposta pelos irmãos Cauã, 8 anos, e Iuri Lourenço, 7. O objetivo? Conscientizar infratores dos problemas causados a pedestres deficientes.

 

Com papel e caneta em mãos, a dupla “autua” os imprudentes do Plano Piloto desde 2014, sempre acompanhada dos pais, Uirá Lourenço e Ronieli Barbosa. No último domingo (13/3), Cauã e Iuri flagraram um carro estacionado sobre uma calçada, bloqueando uma rampa para o acesso de cadeirantes, na 709 Norte.

 

“Desculpe, moço, você estacionou no lugar errado e que vai prejudicar pessoas: cadeirantes, cegos etc. Por favor, moço, estacione em outro lugar. Obrigado”, diz o texto da Multa Cidadã escrita por Cauã. “Não é legal ficar aí. Você não está vendo que está em uma rampa? Seja cidadão, cuide de um cego”, adverte Iuri.

 

 Imagem das multas redigidas por Cauã e Iuri

 

Além de alertar os infratores, os agentes mirins desenham o sinal do Código de Trânsito Brasileiro correspondente à placa “proibido de parar e estacionar”, para ajudar os motoristas a não esquecer o significado.

Educação cidadã
O pai dos meninos, Uirá Lourenço, é colaborador e blogueiro no Brasília para Pessoas. “Os meninos redigiram a multa por iniciativa própria”, explica ele. “Depois que fiz as fotos vi os erros de português. O Cauã escreveu ‘segos’. Mas isso faz parte, ele está em fase de aprendizagem”, brinca. Uirá acrescenta que, na manhã desta segunda-feira (14/3), menos de 24 horas após o incidente do dia anterior, flagrou outro carro estacionado sobre a mesma calçada. "É frequente".

 

Uirá conta que costuma andar a pé com os filhos e a esposa pela Asa Norte. Durante a caminhada, ele alerta para as obrigações de pedestres, ciclistas e motoristas de automóveis no trânsito. “Os meninos já têm orgulho de exercer o papel de cidadão. Em frente a escola deles, por exemplo, na 710 Norte, eles veem as irregularidades e falam para os colegas e para mim.”

 

Cauã e Iuri, inclusive, já escreveram um e-mail, endereçado à ouvidoria do Detran-DF, listando reclamações e pedindo por melhorias.


Leia também:
O papel das crianças nas políticas públicas
Para andar de bicicleta, crianças protestam contra síndico
Em Recife, grupo aplica "multa moral" a motoristas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário