Salvador reinaugura terminal de ônibus na Lapa

Concessão por 35 anos permitiu renovação da Estação da Lapa, maior terminal de integração da capital baiana. Concessionária construirá shopping no local

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize  |  Postado em: 29 de março de 2016

Área de embarque: infraestrutura renovada

Estação da Lapa: novas plataformas de embarque

créditos: Consórcio Nova Lapa


A prefeitura de Salvador (BA) reinaugura hoje (29) o terminal de ônibus Estação da Lapa, que passou por uma ampla reforma e requalificação. Inaugurado em 1982, o equipamento atende a cerca de 320 ônibus por hora e 450 mil pessoas por dia. Faz também a conexão entre linhas de ônibus da capital baiana e a Linha 1 do metrô. 

 

Desgastada pelo tempo - a última reforma ocorreu em 2000 - a estação passou por intervenções estruturais, como a impermeabilização das lajes, limpeza, pintura e troca de pisos, e também ganhou banheiros climatizados, novas escadas rolantes, elevadores, sistema de combate a incêndio, central de monitoramento por câmera e novo sistema de sonorização.


A estação, segundo a prefeitura foi praticamente reconstruída "nos mais modernos padrões de acessibilidade". Terá, pela primeira vez, um elevador para pessoas com deficiência, idosos e outras pessoas com mobilidade reduzida. Uma rota de piso tátil, com cerca de 2 km, permitirá também a circulação segura de deficientes visuais. Veja fotos da nova estação.


Vista geral da Estação da Lapa: estrutura atiranta 
Vista geral da estação, na região do Vale do Tororó. Foto: Consórcio Nova Lapa 

 

Para viabilizar a obra o governo municipal cedeu o equipamento, por meio de concessão, ao Consórcio Nova Lapa, formado pelas empresas  Socicam, Participa e Axxo, que investiu R$ 20 milhões na reconstrução do terminal. Com a concessão, por 35 anos, a nova estação terá, já a partir de hoje, 64 estabelecimentos comerciais. Nos próximos dois anos a área receberá um shopping com 200 lojas e dotado de outros equipamentos, como salas multiplex e escritórios. O novo shopping vai se somar a dois outros já existentes, o Piedade e o Center Lapa, e será construído a partir de junho.


Leia também:
Virada Ciclística em Salvador terá duração de 36h 
Rio de Janeiro é a cidade mais congestionada do Brasil 
Operação da Linha 2 do Metrô de Salvador é adiada para agosto 
Governo da Bahia busca parceria para VLT em Salvador 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário