Ativistas de Brasília realizam o 4º Jane's Walk

Caminhada mostra desafios para melhorar a caminhabilidade nas ruas da capital. Evento marcou os 100 anos de Jane Jacobs, urbanista que defendia a humanização das cidades

Notícias
 

Fonte: Jornal de Brasília  |  Autor: Jornal de Brasília  |  Postado em: 09 de maio de 2016

Ativistas de Brasília realizam o 4º Jane´s Walk

Paulinha Pedestre conduz os caminhantes do 4ºJane´s Walk

créditos: Uirá Lourenço

Brasília acolheu neste sábado (7), a 4ª edição do Festival Jane’s Walk, um passeio guiado na área central de Brasília, que teve como objetivo propor olhar a cidade sob outros ângulos, para discutir aspectos da mobilidade urbana sustentável, na escala do pedestre. O evento reuniu cerca de 50 pessoas, que saíram do Setor Bancário Sul e chegaram ao destino final, a parte superior da Rodoviária do Plano Piloto, por volta das 10h30.

 

Durante o trajeto, foram debatidos assuntos relacionados ao planejamento da capital federal, que não foi pensada para o pedestre, mas para os carros, avaliou a professora Ana Paula Borba Gonçalves Barros, a Paulinha Pedestre, arquiteta, blogueira do Brasília para Pessoas e uma das organizadoras do Jane´s Walk.

 

"Um exemplo disso foi a longa demora para que o semáforo abrisse para nós, pedestres, atravessarmos a faixa. Sem contar que depois de esperar tanto tempo temos, no máximo, 30 segundos para fazer a travessiaisso", completou Paulinha, que é professora dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do UniCEUB. "Em um determinado momento, em uma via que liga o Setor Bancário e o Setor Comercial, tive, devido à longa demora, que pedir para que os motoristas parassem para podermos prosseguir", contou a organizadora do evento.

 

No percurso, também foram analisadas as ineficiência de alguns espaços públicos destinados ao lazer. "Ao passarmos por algumas praças vazias, pessoas que caminhavam com a gente disseram que passavam por ali com frequência, mas nunca haviam realmente notado o local. São espaços sem sombra e abaixo do nível das estradas, pontos nada apropriados para a convivência", finalizou Paula.

 

Neste ano, explica Paulinha, a caminhada foi ainda mais especial devido à comemoração do centenário do nascimento de Jane Jacobs, a grande inspiradora dos passeios a pé que ocorrem em mais de cem cidades espalhadas por 25 países.

 

Jane Jacobs
O Jane’s Walk é um movimento global de passeios a pé para descobrir os bairros e revelar as vizinhanças da cidade. É inspirado nas ideias de Jane Jacobs, jornalista americana e ativista urbana que, na década de 1960, conseguiu mobilizar seus vizinhos e evitar a destruição de bairros tradicionais da cidade de Nova York, onde vivia. Naquele período, Jacobs escreveu o livro “Morte e Vida de Grandes Cidades”, que hoje é referência entre os profissionais e estudiosos sobre o tema "cidades".


Uma nova caminhada em Brasília está prevista para setembro deste ano, mês em que ocorre o Dia Mundial Sem Carro. 


Leia também:
Em defesa das calçadas
Recife recebe o Festival Jane´s Walk
Jane's Walk na capital federal: caminhada e olhar crítico

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário