Poluição dos ônibus em Olinda (PE) será aferida nesta quarta-feira

Medição faz parte do Programa Despoluir da CNT, que há nove anos monitora a emissão de CO2 para empresas de veículos a diesel no país

Notícias
 

Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Carolina Sá Leitão  |  Postado em: 08 de junho de 2016

Ônibus do Terminal PE-15, em Olinda, serão vistori

Ônibus do Terminal PE-15, em Olinda, serão vistoriados

créditos: Júlio Jacobina/DP

 

O Programa Despoluir, promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e executado pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), chega a Olinda hoje (8) para realizar a aferição da poluição lançada pelos ônibus no Terminal Integrado (TI) da PE-15. Além do terminal, Cabo de Santo Agostinho também irá receber a campanha amanhã. A escolha das datas são alusivas ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no domingo.

 

No terminal da PE-15, comerciantes dos boxes instalados no próprio TI apontam que, por conta da fumaça expelida pelos ônibus, o cuidado com a limpeza tem que ser constante. Luiz Antônio Victor, de 45 anos, observa que esse cuidado se soma a incômodos nos olhos. “A fuligem se acumula nas estufas de alimentos, nos balcões e temos que limpar constantemente. Os olhos também ficam ardendo com a fumaça”, diz.

 

Aferições

Apesar das reclamações, entre os estados atendidos pela Fetronor - que são Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte -, Pernambuco tem o maior índice de aprovação nas aferições de veículos. Em média, no estado, são feitas 1,3 mil aferições por mês, com um índice de aprovação de 96% dos veículos, que significa que não estão poluindo muito o meio ambiente.

 

No restante do país, foram feitas, entre os meses de janeiro e março, cerca de 1,6 milhão de aferições, sendo quase 14 mil empresas atendidas e 17 mil caminhoneiros autônomos. Com essa ação, apenas no ano passado, o Programa Despoluir evitou a emissão de 34 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

 

Quando participa do programa, a empresa proprietária do veículo passa a ter mais uma segurança de que os automóveis estão em condições de rodar com um gasto de combustível até 6% menor e, consequentemente, poluindo menos. Com isso, há uma economia para a empresa e um ganho para a sociedade, com menos emissões em circulação.

 

O Programa Despoluir foi criado em 2007 pela CNT, com o objetivo de monitorar, ao longo do ano, a emissão de poluentes por parte de veículos movidos a diesel que realizem o transporte de passageiros e de cargas de forma a diminuir o impacto no meio ambiente.

 

A ação é realizada na Região Metropolitana do Recife (RMR) há nove anos, com o apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana PE), da Fetronor e do Grande Recife Consórcio de Transportes. Durante esse período, a frota da RMR de caminhões e ônibus movidos a diesel foi aferido.

 

O programa também busca estimular o uso do transporte público, já que essa modalidade emite menos poluentes na atmosfera do que carros e motos. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), proporcionalmente, o ônibus é 7,8 vezes menos poluente que o carro e 4,5 vezes menos que motos.

 

Leia também:

Frota veicular dez vezes maior que a população agrava riscos à saúde 

Falta de chuvas + trânsito derrubam a qualidade do ar em São Paulo

A curta durabilidade dos catalisadores de motos em pauta no Conama


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário