Em Palmas (TO), ciclistas precisam pedalar por locais arriscados

Eles reclamam da falta de ciclofaixas em Palmas. Além disso, enfretam o problema da escuridão da cidade, durante a noite

Notícias
 

Fonte: G1 TO  |  Autor: G1 TO  |  Postado em: 08 de junho de 2016

Ciclistas de Palmas enfrentam dificuldade para tra

Ciclistas de Palmas enfrentam dificuldade para transitar

créditos: Reprodução

 

Ciclistas precisam andar por locais arriscados e dividir espaço com carros, em Palmas. Eles reclamam da falta de ciclofaixas para pedalar. Além disso, enfretam o problema da escuridão da cidade, durante a noite.

 

O anoitecer é sinal verde para um grupo de ciclistas sair pedalando por Palmas. Há quase um ano eles se encontram três vezes por semana para andar de bicicleta. O ponto de saída é na avenida Teothônio Segurado, próximo a quadra 501 Sul.

 

Do local, os ciclistas percorrem 35 km até o aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues. O começo do caminho é arriscado. Ciclistas dividem espaço com os carros. Eles só ficam mais protegidos quando a ciclovia tem início, na quadra 1.501 Sul. Mesmo assim, reclamam que, em algumas partes, a escuridão toma conta.

 

Em uma das entradas do bairro Aureny III, a ciclovia não está nem asfaltada e ainda tem um poste no meio do caminho.

 

"A gente passa mais devagar, diminui a velocidade e passa em fila indiana", afirma a dona de casa Maria Zeleni Soares de Sousa.

 

O empresário Paulo Henrique Gama anda de bicicleta há seis meses. Tempo que não diminuiu o receio que ele tem de sofrer algum acidente.

 

"Derrapar, perder o controle e o equilíbrio da bicicleta. Porque você está andando em um terreno firme, no asfalto, na ciclovia. De repente ela acaba e você para um outro terreno diferente do que está vendo. Então pode haver um acidente grave."

 

Há um mês o estudante Vitor Henrique leva o sobrinho para pedalar com o grupo. Mas ele não esconde a preocupação. "A gente tenta fazer alguma coisa boa, mas as condições da cidade não são propícias para a gente e temos que fazer um esforço para praticar o esporte tranquilamente."

 

"Eu fico com um pouco de medo, mas sabendo que eu tenho meu tio do lado já fico mais seguro", afirma o menino João Guilherme, de 8 anos.

 

Resposta 

A Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte de Palmas informou que há projetos para ciclovias próximo das quadras 1.003 e 1103 Sul, interligando ao trecho já existente. Mas a execução dessas obras não chegaria até o aeroporto.

 

A Secretaria informou ainda que a prefeitura tem projeto para futuramente implantar ciclovia em toda a Teothônio Segurado, consorciado ao projeto BRT.

 

Quanto à iluminação, a Secretaria disse que enviará equipe aos locais para averiguar quais melhorias podem ser feitas.

 

Leia também:

Prefeituras recebem capacitação para o Plano de Mobilidade Urbana 

Em Palmas (TO), Prefeitura e Defensoria discutem desapropriações do BRT

Araguaína (TO) ganha ciclofaixas; ciclistas e população comemoram 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário