Associação divulga número de ciclistas em via de Maceió

Com 2.576 ciclistas em um intervalo de 15 horas, os números superaram, mais uma vez, as expectativas da própria associação Ciclomobilidade

Notícias
 

Fonte: Tribuna Hoje  |  Autor: Tribuna Hoje  |  Postado em: 14 de junho de 2016

Mesmo sem estrutura, há muitos ciclistas em Maceió

Mesmo sem estrutura, há muitos ciclistas em Maceió

créditos: Reprodução/Ciclomobilidade

 

A Ciclomobilidade - Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió divulgou nessa segunda-feira (13) o resultado da segunda contagem de bicicletas feita da cidade, dessa vez na Avenida Menino Marcelo (antiga Via Expressa). A contagem mostrou que mais de 2.500 ciclistas passam diariamente pela via, mesmo sem infraestrutura e segurança adequadas.

 

A contagem foi feita por 14 voluntários no dia 8 de junho de 2016, seguindo a metodologia desenvolvida pela Associação Transporte Ativo, reconhecida ONG brasileira. O relatório divulgado pela associação também traz outros dados importantes, como o uso da bicicleta como meio de transporte entre as mulheres: apenas 2% das bicicletas contabilizadas eram conduzidas por pessoas do sexo feminino.

 

“Esse é um reflexo da falta de segurança no trânsito de Maceió, que afasta as mulheres da bicicleta. Mesmo sem infraestrutura e sem segurança, temos mais de 2.500 ciclistas por dia na via. Agora imagine se esse transporte fosse incentivado pelo poder público: quantos carros a menos teríamos nas ruas de Maceió? Mais uma vez, cobramos da prefeitura e da Câmara de Vereadores ações voltadas para a mobilidade que garantam a segurança dos ciclistas”, explica Juliana Agra, membro da Ciclomobilidade.

 

Em fevereiro desse ano, a associação divulgou os resultados da primeira contagem feita na Avenida Fernandes, onde mais de 1.100 ciclistas transitam todos os dias. Em 2016, a Ciclomobilidade colocará o tema em debate para os candidatos à prefeito e vereador, cobrando a assinatura de uma carta de compromissos a serem cumpridos caso sejam eleitos.

 

As contagens buscam reunir dados consistentes e atualizados sobre a real utilização da bicicleta na capital alagoana, para que possam ser cobrados dos agentes públicos os meios necessários para os ciclistas se movimentarem com segurança na cidade. O relatório completo está disponível para consulta no site ciclomobilidade.org.

 

Leia também:

Ciclistas de Maceió farão carta compromisso para candidatos às eleições em 2016 

Ministério das Cidades aprova projeto de expansão do VLT em Maceió 

Maceió deve ganhar mais 3,2 km de ciclovia 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário