Rio Olímpico: como andam a acessibilidade e a mobilidade urbana?

Programa Bate-papo Ponto Com, da Rádio MEC, debate preparativos do Rio para receber pessoas com deficiência durante a Olimpíada

Notícias
 

Fonte: Rádio MEC  |  Autor: Rádio MEC*  |  Postado em: 24 de junho de 2016

 

No estúdio da rádio, a conversa entre Wilson Neto, Cadu Freitas, Nice Lira e Geraldo Nogueira. Foto: EBC

 

A acessibilidade e a mobilidade urbana foram o tema do debate ocorrido na manhã desta quarta-feira (22) no programa Bate-papo Ponto Com, da Rádio MEC AM Rio, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

 

A conversa teve início com a lembrança de uma pesquisa de satisfação realizada em 2015, onde os cariocas avaliaram que a acessibilidade das pessoas com deficiência na capital é baixa. Entre os quesitos pesquisados estavam a facilidade de locomoção nas ruas e calçadas; acesso aos estabelecimentos; acesso ao transporte público; respeito aos espaços destinados aos deficientes. 

 

Outro dado que serviu de base para a conversa foi o Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro, lançado pela Prefeitura no início deste ano. O contexto mais amplo do Plano é o documento "Visão Rio 500", no qual é discutido o planejamento para os próximos 50 anos e são apresentados seis temas que deverão configurar o “Rio de Amanhã”. Das quase 70 metas do Plano, apenas duas mencionam acessibilidade: na área de transportes (ônibus) e nos equipamentos culturais.

 

Participaram deste bate-papo sobre a acessibilidade na cidade que será sede olímpica e paralímpica este ano o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, Geraldo Nogueira, e os universitários Nice Lira e Wilson Neto, estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, da UniCarioca, respectivamente.

 

Para saber mais, clique no link http://audios.ebc.com.br/42/4287eac513404bbc6fd80b9792d837b8.mp3 e ouça a íntegra do programa.O Bate-papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, pela Rádio MEC AM Rio. Se preferir, ouça também o programa, ao vivo, aqui no link da Rádio MEC AM. Curta a nossa página no Facebook.

 

*Produção: Cadu Freitas e José Freitas

 

Leia também:

Ministro das Cidades e atleta paralímpico testam e aprovam VLT do Rio

Lei Brasileira de Inclusão, em vigor, obriga prefeituras a manter calçadas acessíveis 

Rio inaugura primeira estação ferroviária olímpica 

SP não cumpre lei que prevê 100% dos ônibus adaptados para deficientes

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário