MPF quer proibir reconstrução da ciclovia Tim Maia

Como a ciclovia fica ao redor do morro Dois Irmãos, área tombada pelo Iphan, a obra só pode continuar após manifestação do órgão

Notícias
 

Fonte: Estadão Conteúdo  |  Autor: Estadão Conteúdo  |  Postado em: 27 de junho de 2016

 

Trecho da ciclovia Tim Maia que desabou com a ressaca do mar. Pablo Jacob / Ag. O Globo

 

O MPF (Ministério Público Federal) impetrou nesta sexta-feira (24) uma ação civil pública contra a Prefeitura do Rio de Janeiro, o consórcio Contemat/Concrejato e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para exigir a interrupção das obras de reconstrução do trecho da ciclovia Tim Maia que desabou em 21 de abril, matando duas pessoas, à margem da avenida Niemeyer, em São Conrado (zona sul).

 

A procuradora Zani Tobias de Souza afirma que é necessária uma nova licença ambiental para a reconstrução da ciclovia, além de apontar outros problemas da obra.

 

Ela defende ainda que a ciclovia seja rediscutida por meio de audiências públicas. A procuradora pede ainda que a Justiça proíba o uso de toda a extensão da ciclovia até que ela seja rediscutida. A Justiça ainda não se manifestou sobre a ação proposta pelo MPF.

 

Como a ciclovia fica ao redor do morro Dois Irmãos, área tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a obra só pode continuar após manifestação desse órgão.

 

Outro problema elencado pelo MPF são falhas estruturais: "Há falhas gravíssimas na concepção estrutural da ciclovia Tim Maia, assim como desgaste prematuro do conjunto", afirma a ação.


Reconstrução

As obras de reconstrução do trecho que desabou da ciclovia começaram neste mês e devem se estender por 60 dias.

 

Ainda não notificada sobre a ação, a Prefeitura do Rio não comentou a iniciativa do MPF.

 

Leia também:

Reabertura de ciclovia no Rio depende do estudo das ondas, diz Paes 

Sequência de equívocos resultou na queda de ciclovia, diz Crea 

Ciclovia de 14 km em área carente do Rio de Janeiro custou R$ 35 milhões 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário